Repositório Digital

A- A A+

Adaptabilidade de carreira em trabalhadores-estudantes do ensino superior

.

Adaptabilidade de carreira em trabalhadores-estudantes do ensino superior

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Adaptabilidade de carreira em trabalhadores-estudantes do ensino superior
Autor Saldanha, Marcelo Bravo Cassales
Orientador Teixeira, Marco Antonio Pereira
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Pós-Graduação em Psicologia.
Assunto Adaptação
Desenvolvimento profissional
Ensino superior
Estudantes
[en] Career adaptability
[en] Career development
[en] Roles salience
[en] Worker-student
Resumo Este estudo objetivou investigar qualitativamente a adaptabilidade de carreira de trabalhadores-estudantes, descrevendo como percebem seus recursos de adaptabilidade e os expressam no dia-a-dia. Entendeu-se que este público vivencia uma situação de transição de carreira ao desempenhar simultaneamente os papeis de trabalhador e de estudante, o que exige mais de sua capacidade de adaptação e consequentemente gera maior ativação de sua adaptabilidade de carreira. Participaram deste nove trabalhadores estudantes de nível superior de graduação de universidades particulares da cidade de Porto Alegre. A coleta de dados foi feita utilizando uma entrevista semiestruturada aplicando a estratégia teaching the test proposta por Savickas e Porfeli (2011), que consiste em aplicar uma escala e discutir as respostas com o participante. Foi utilizada a versão brasileira da Escala de Adaptabilidade de Carreira como objetivo de abordar aspectos relacionados aos construtos investigados, sendo o material verbal produzido analisado através de análise temática. Os resultados são apresentados em duas seções: percepções sobre o manejo dos papeis de trabalhador e estudante e percepções sobre a adaptabilidade de carreira. Cada tema ou subtema foram ilustrados com excertos representativos. Discutem-se as limitações do estudo e sugerem-se possibilidades para estudos futuros.
Abstract This study aimed to investigate qualitatively the career adaptability working-students, describing how they perceive their adaptability resources and express daily. It was understood that the public experiences a situation of career transition to simultaneously play the roles of worker and student, which requires more of your adaptability and consequently generates greater activation of their career adaptability. Participated in this nine workers postsecondary students graduate of private universities in the city of Porto Alegre. Data collection was done using a semistructured interview applying the strategy teaching the test proposed by Savickas e Porfeli (2011), which consists of applying a scale and discuss the answers with the participant. We used the Brazilian version of the Scale of Career Adaptability aimed to address issues related to the constructs investigated and verbal material produced analyzed using thematic analysis. The results are presented in two sections: perceptions about the management of student and worker roles and perceptions of career adaptability. Each theme or subtheme were illustrated with excerpts representative. We discuss the limitations of the study and suggest up possibilities for future studies.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/98291
Arquivos Descrição Formato
000921286.pdf (816.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.