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Análise dos erros ortográficos em produções textuais de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas privadas de Porto Alegre

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Análise dos erros ortográficos em produções textuais de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas privadas de Porto Alegre

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Título Análise dos erros ortográficos em produções textuais de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas privadas de Porto Alegre
Autor Silva, Íngrede Pessoa da
Orientador França, Marcio Pezzini
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Fonoaudiologia, ênfase Infância.
Assunto Ensino fundamental
Linguagem escrita
Ortografia
Porto Alegre (RS)
[en] Learning
[en] Orthographic mistakes
[en] Textual production
Resumo Introdução: redigir um texto de forma eficiente é um processo que requer consiciência metalinguística, instrução formal e a composição de narrativas envolvem diferentes habilidades cognitivas e de comunicação. Objetivo: propor dados referenciais de análise dos erros ortográficos em produção de textos do 3º a 6º ano do ensino fundamental. Métodos: foi realizado um estudo transversal em 109 crianças, destas 64 do gênero feminino e 45 do gênero masculino na população de 3º a 6ºano do ensino fundamental de uma escola privada da cidade de Porto Alegre, avaliados por meio da produção textual. Resultados: o tipo de erro mais frequente apresentado pelo estudo foi de regras contextuais; quanto maior o conhecimento adquirido da linguagem escrita, pela progressão escolar, maior é o número de palavras usadas na produção textual; quanto ao gênero, as meninas escreveram em média 114 palavras e os meninos 95,3 palavras. Conclusão: os escolares de 3º a 6º ano apresentaram maior quantidade de erros em regras contextuais.
Abstract Introduction: to write a text in an efficient way is a process that requires metalinguistic consciousness, formal education and narrative composition requires different cognitive and communication abilities. Objective: offer referential analyses data of orthographic mistakes in the production of texts from the 3rd to the 6th grade of elementary education. Methods: a cross gender study was conduct with 109 children, in which 64 were female and 45 were male, in the 3rd through 6th grade of elementary schooling of a private school in the city of Porto Alegre, evaluated through textual production. Results: the most frequent mistake shown by the study was in contextual rules; the bigger the written language acquired knowledge, through grade advancement, larger is the number of words used in textual production; as to gender, the girls wrote an average of 114 words and the boys 95,3. Conclusion: school from 3rd to 6th year showed a higher amount of errors on write contextual rules.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/98298
Arquivos Descrição Formato
000921748.pdf (345.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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