Análise dos erros ortográficos em produções textuais de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas privadas de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | França, Marcio Pezzini | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Íngrede Pessoa da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-07-19T02:11:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/98298 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: redigir um texto de forma eficiente é um processo que requer consiciência metalinguística, instrução formal e a composição de narrativas envolvem diferentes habilidades cognitivas e de comunicação. Objetivo: propor dados referenciais de análise dos erros ortográficos em produção de textos do 3º a 6º ano do ensino fundamental. Métodos: foi realizado um estudo transversal em 109 crianças, destas 64 do gênero feminino e 45 do gênero masculino na população de 3º a 6ºano do ensino fundamental de uma escola privada da cidade de Porto Alegre, avaliados por meio da produção textual. Resultados: o tipo de erro mais frequente apresentado pelo estudo foi de regras contextuais; quanto maior o conhecimento adquirido da linguagem escrita, pela progressão escolar, maior é o número de palavras usadas na produção textual; quanto ao gênero, as meninas escreveram em média 114 palavras e os meninos 95,3 palavras. Conclusão: os escolares de 3º a 6º ano apresentaram maior quantidade de erros em regras contextuais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: to write a text in an efficient way is a process that requires metalinguistic consciousness, formal education and narrative composition requires different cognitive and communication abilities. Objective: offer referential analyses data of orthographic mistakes in the production of texts from the 3rd to the 6th grade of elementary education. Methods: a cross gender study was conduct with 109 children, in which 64 were female and 45 were male, in the 3rd through 6th grade of elementary schooling of a private school in the city of Porto Alegre, evaluated through textual production. Results: the most frequent mistake shown by the study was in contextual rules; the bigger the written language acquired knowledge, through grade advancement, larger is the number of words used in textual production; as to gender, the girls wrote an average of 114 words and the boys 95,3. Conclusion: school from 3rd to 6th year showed a higher amount of errors on write contextual rules. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Orthographic mistakes | en |
dc.subject | Ortografia | pt_BR |
dc.subject | Textual production | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Linguagem escrita | pt_BR |
dc.subject | Porto Alegre (RS) | pt_BR |
dc.title | Análise dos erros ortográficos em produções textuais de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas privadas de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000921748 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Fonoaudiologia, ênfase Infância | pt_BR |
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Ciências da Saúde (1448)