Repositório Digital

A- A A+

Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS

.

Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS
Autor Santos, Lísie Carolina Rodrigues dos
Orientador França, Marcio Pezzini
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Fonoaudiologia, ênfase Infância.
Assunto Ensino fundamental
Igrejinha (RS)
Linguagem escrita
Ortografia
[en] Curriculum
[en] Speech
[en] Spelling
Resumo Introdução: O presente artigo apresenta um estudo sobre os erros de ortografia de alunos do 3os, 4os, 5os e 6os anos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Igrejinha/RS Objetivo: O objetivo do estudo é comparar a evolução da frequência de erros na relação série/ano e os tipos dos erros conforme a progressão escolar dos alunos dos 3os, 4os, 5os e 6os anos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Igrejinha/RS Métodos: Foram coletados e analisados dados ortográficos dos alunos através de ditado balanceado. Os dados foram divididos e tabulados segundo três categorias, conversor fonema/grafema, regras contextuais e regras arbitrárias Resultados: A análise dos coletados revelou superação dos erros ortográficos conforme evolução de escolarização, porém com resultados de maior índice de erros na relação série/ano Conclusão: O ensino da ortográfica nas escolas públicas tem sido deficiente, e como agravante o currículo escolar de nove anos tem contribuído para o fracasso escolar de nossos alunos das escolas públicas.
Abstract Introduction: This article presents a study of spelling of students 3os, 4os, 5os and 6os years of primary education in public schools of the city of Igrejinha / RS Objective : The objective of the study is to compare the evolution of the frequency errors in relation series / year and the types of errors as the progression of pupils of 3os, 4os, 5os and 6os years of primary education in public schools of the city of Igrejinha / RS Methods : We collected and analyzed data of students through spelling dictation balanced. Data were tabulated and divided in three categories, converter phoneme / grapheme contextual rules and arbitrary rules Results: The analysis of the collected revealed overcoming misspelled as evolution of schooling , but with results higher number of errors in the relative number / year Conclusion : The teaching of spelling in public schools has been poor , and how aggravating the curriculum of nine years has contributed to the academic failure of our public school students.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/98299
Arquivos Descrição Formato
000921755.pdf (323.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.