Repositório Digital

A- A A+

Educação escolar indígena : um modo próprio de recriar a escola nas aldeias Guarani

.

Educação escolar indígena : um modo próprio de recriar a escola nas aldeias Guarani

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação escolar indígena : um modo próprio de recriar a escola nas aldeias Guarani
Outro título Indigenous school education : a particular way of recreating school in guarani villages
Autor Bergamaschi, Maria Aparecida
Resumo A educação escolar específica e diferenciada vem sendo constituída pelos povos indígenas brasileiros, com maior intensidade, nas últimas décadas. Os Guarani, zelosos de sua cosmologia e contrários à introdução de aparatos ocidentais em seu modo de vida tradicional, foram historicamente desfavoráveis à escola. Hoje, algumas aldeias buscam-na, como uma forma de se aparelharem para compreender o “mundo dos brancos”, acessando, por meio da escola, conhecimentos necessários para uma interação mais simétrica com a sociedade não-indígena. A reflexão proposta neste texto aborda os processos de escolarização, evidenciando as formas de apropriação que ocorrem na escola das aldeias Guarani, no Rio Grande do Sul, por meio de práticas escolares que buscam constituir um modo próprio de ensinar, em diálogo com os princípios que compõem a educação tradicional e a cosmologia desse povo.
Abstract The constitution of a specific and differentiated school education by Brazilian indigenous peoples has become more intensive in the last decades. Concerned about their cosmology and contrary to the introduction of Western instruments in their traditional way of life, the Guarani have historically been against school. Nowadays, some of their villages look for it as a way to provide themselves with tools to understand the “white man’s world” and gain access to the necessary knowledge to have a more symmetrical interaction with the non-indigenous society. The reflection proposed in this text approaches school enrollment processes and pinpoints ways of appropriation that occur in the Guarani village schools, in the State of Rio Grande do Sul, through school practices that aim to constitute their own way of teaching in a dialogue with the principles that make up the traditional education and cosmology of this people.
Contido em Cadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 27, n. 72 (maio/ago. 2007)
Assunto Educação indígena
[en] Guarani schools
[en] Indigenous education
[en] Indigenous schools
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/98572
Arquivos Descrição Formato
000647687.pdf (77.91Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.