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Escalas de interesses vocacionais (EIV) : construção, validade fatorial e consistência interna

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Escalas de interesses vocacionais (EIV) : construção, validade fatorial e consistência interna

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Título Escalas de interesses vocacionais (EIV) : construção, validade fatorial e consistência interna
Outro título Vocational interests scales (vis) : construction, factorial validity and internal consistency
Outro título Escalas de intereses vocacionales (eiv) : construcción, validad factorial y consistencia interna
Autor Teixeira, Marco Antonio Pereira
Castro, Graciele Dotto
Cavalheiro, Carine Viegas
Resumo O objetivo deste estudo foi construir um instrumento para avaliar seis dimensões de interesses vocacionais: realista (R), ivestigativa, atística (A), social (S), empreendedora (E) e cnvencional (C). Os itens gerados foram aplicados a estudantes de ensino médio e universitários, totalizando 857 protocolos válidos. Análises de componentes principais foram conduzidas para selecionar os melhores itens. Obteve-se uma solução de seis componentes, compatível com as expectativas teóricas, com 48 itens (8 por dimensão). A consistência interna (alpha de Cronbach) obtida para cada uma das escalas foi: R (0,83), I (0,79), A (0,78), S (0,85), E (0,74) e C (0,80). Análises das subamostras de estudantes universitários e de ensino médio feitas separadamente produziram resultados similares. Comparações específicas entre pares contrastantes de cursos universitários revelaram a capacidade das escalas para discriminar grupos-critério; portanto, há evidências de que o instrumento proposto é válido e fidedigno, podendo ser utilizado em futuras pesquisas.
Abstract An instrument to assess six dimensions of vocational interests, namely, Realistic (R), Investigative (I), Artistic (A), Social (S), Enterprising (E) and Conventional (C) is established. Items generated to evaluate the proposed dimensions were applied to university and high school students, comprising 857 valid protocols. Principal components analysis was conducted to select the best items. A six component solution compatible with theoretical expectations was obtained for 48 items (6 for each dimension). Reliability estimates (Cronbach’s alpha) for the scales were: R (0.83), I (0.79), A (0.78), S (0.85), E (0.74), and C (0.80). Separate analyses with university and high school students showed similar results. Mean comparison between contrasting pairs of university courses for each dimension showed that scales may discriminate criterion groups. Results indicate that the instrument is valid and reliable, and may be used in future research.
Resumen El objetivo de este estudio fue el construir un instrumento para avaluar seis dimensiones de intereses vocacionales: Realista (R), Investigativo (I), Artístico (A), Social (S), Emprendedor (E) y Convencional (C). Los ítemes generados fueron aplicados a estudiantes de secundaria y universitarios, totalizando 857 protocolos válidos. Análisis de componentes principales fueron conducidos para seleccionar los mejores ítemes. Se obtuvo una solución de seis componentes compatible con las expectativas teóricas con 48 ítemes (8 por dimensión). La consistencia interna (alpha de Cronbach) obtenida para cada una de las escalas fue: R (0,83), I (0,79), A (0,78), S (0,85), E (0,74) y C (0,80). Análisis de las submuestras de estudiantes universitarios y de secundaria, por separado, produjeron resultados similares. Comparaciones específicas entre pares contrastantes de cursos universitarios revelaron la capacidad de las escalas para discriminar grupos-criterio. Por lo tanto, hay evidencias de que el instrumento propuesto es válido y fidedigno, pudiendo ser utilizado en futuras investigaciones.
Contido em Psicologia em estudo. Maringá. Vol. 13, n. 1 (jan./mar. 2008), p. 179-186.
Assunto Escolha profissional
Estudantes
Interesses profissionais
Testes psicológicos
Validade do teste
[en] Psychometrics
[en] Vocational development
[en] Vocational interests
[es] Desarrollo vocacional
[es] Intereses profesionales
[es] Psicometría
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/98579
Arquivos Descrição Formato
000683622.pdf (102.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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