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A marca da promessa : culturas juvenis assembleianas

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A marca da promessa : culturas juvenis assembleianas

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Título A marca da promessa : culturas juvenis assembleianas
Outro título The mark of the promisse : juvenile cultures of assemblies of God church
Autor Prates, Daniela Medeiros de Azevedo
Orientador Garbin, Elisabete Maria
Data 2014
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Contemporaneidade
Estudos culturais
Jovem
Religião
[en] Assemblies of God
[en] Cultural studies
[en] Education
[en] Religion
[en] Young
Resumo Esta Tese investiga a constituição de sujeitos-jovens assembleianos na contemporaneidade, ancorando-se nas interlocuções dos referenciais teóricometodológicos dos Estudos Culturais em Educação, dos estudos sociológicos e antropológicos sobre juventudes e religião. A primeira parte da Tese permite compreender a juventude enquanto categoria contingencialmente construída, colocando em pauta como irrompe uma série de discursos e práticas que passam a assumir os jovens como front de diferentes investimentos, inclusive religiosos. Traz um panorama do campo religioso, percebendo a emergência ou re-apropriação de valores éticos e morais em tempos de encurtamento das fronteiras e alargamento da diversidade de opções que impulsionam sucessivos fluxos migratórios e movimentos de missionação evangélico. O tema assume relevância de estudo diante do crescimento da população evangélica e de seu promissor mercado cultural, os quais criam investimentos sobre os jovens a fim de interpelá-los em seus discursos. A segunda parte da Tese analisa a constituição de sujeitos-jovens mediante suas trajetórias de inserção à crença que, resguardadas suas especificidades, parte das seguintes condições: crescer no Evangelho ou converter-se ao longo da vida. As análises incidem sobre dois eixos centrais: os investimentos institucionais da igreja e, no caso dos crescidos no Evangelho, da família na orientação de determinados modos de viver e se constituir como sujeito imbricado a crença; concomitantemente, analisa os investimentos dos próprios sujeitos sobre si, interpelados por outras formas de experimentar a condição de ser/estar jovem presentes em tempos de fluidez e provisoriedade. Metodologicamente, a pesquisa desenvolveu-se mediante a inserção etnográfica junto a jovens da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no município de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, entre os anos de 2011 e 2012. Desdobrou-se junto a jovens da comunidade assembleiana de Lisboa, Portugal, em 2013. Foram realizadas observações-participantes em espaços institucionais com forte investimento sobre jovens e dos próprios jovens – como congressos, encontros de louvor e oração, cultos e demais espaços de estudos – e nas incursões em outras instâncias do cotidiano, buscando aproximação às culturas, sociabilidades, lazeres, consumos, relações nos espaços escolares, trabalho – em seus trajetos e projetos de vida. A Tese infere que há reconfigurações nos modos de constituição dos sujeitos na contemporaneidade, percebidos nos modos de pertencimentos e sentidos de vivenciar a condição de ser evangélico, o que não remete a formas de resistência juvenil, mas novos modos de existência evocados pela condição de ser/estar jovem, afinal, ao mesmo tempo em que buscam se manter portadores da promessa de salvação, os jovens ensejam ser portadores da condição juvenil.
Abstract This PhD thesis investigates the constitution of the young at Assemblies of God church in contemporary world, based on interlocutions of theoretical and methodological references of Cultural Studies in Education and sociological and anthropological studies in youth and religion. The first part displays the concept of youth as a category built contingently, and tables the origin of a series of discourses and practices that assume youth as a front of different investments, even religious ones. It brings a view of the religious field through the awareness of the emergency of regaining ethical and moral values in times of shortened frontiers and enlarged diversities of options that impulse successive migratory flows and evangelical missionary movements. This subject assumes the relevance of the study in the face of the growth of evangelical population and its promising cultural market that has invested in the young in order to be able to question their discourses. The second part of the thesis analyses the constitution of the young through the insertion trajectories to their faith that arise out of the following conditions considering their specificities: being raised according to the Gospel truth or being converted along their lives. The analyses incur two central topics. The first focuses on the institutional investments of the Church. And the second focuses on the faithful who raised according to the Gospel truth and on the guidance of their families on how to live and constitute themselves as individuals committed to their faith. Concurrently it analyzes the investments of the individuals in themselves, who are tempted by other ways of experiencing the condition of being young in a time of fluidity and temporariness. The research was developed methodologically through the ethnographical insertion next to the youth of Evangelical Assemblies of God church in Novo Hamburgo, a city located in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, in 2011 and 2012. Another part of the research was developed in the Assemblies of God community in Lisbon, Portugal, in 2013. Participant observations have been done in institutional spaces with a strong investment in the young, who have also been agents in this process – such as conferences, worship and prayer meetings, services and other study meetings – and in other kinds of daily incursions. These observations aim the approximation of culture, sociability, entertainment, consumption, relationships in scholar environments and work in the life trajectories and projects of the faithful. The thesis infers that there are reconfigurations in the ways of the constitution of subjects in contemporary world, perceived in the ways of belonging and experiencing the condition of being evangelical. This fact does not remit the ways of juvenile resistance, but new ways of existence evoked by the condition of being young, since the young aim to live according to their juvenile condition and, at the same time, to keep on being carriers of the salvation promise.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/98595
Arquivos Descrição Formato
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