Repositório Digital

A- A A+

A pedagogia do salto alto : histórias de professoras transexuais e travestis na educação brasileira

.

A pedagogia do salto alto : histórias de professoras transexuais e travestis na educação brasileira

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A pedagogia do salto alto : histórias de professoras transexuais e travestis na educação brasileira
Autor Reidel, Marina
Orientador Seffner, Fernando
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Gênero
Sexualidade
Transexualidade
[en] Education
[en] High heels
[en] Pedagogy
[en] Transsexuals
[en] Transvestites
Resumo O presente trabalho de pesquisa traz uma nova abordagem e novos personagens dentro do contexto educacional. A pedagogia do salto alto é uma nova leitura que traz as histórias de professoras transexuais e travestis atuantes na educação brasileira como personagens que, por muito tempo, ficaram escondidas ou à margem da sociedade. A partir das histórias de vida apresentadas, analiso tópicos importantes e significativos, norteando o tema da Educação, transversalizando com outros temas como sexualidade, gênero, violência e preconceito. Também proponho, neste trabalho, apontar alguns caminhos possíveis na busca de uma educação possível, a partir destes novos sujeitos.
Abstract The present research provides a new approach and new characters into the educational context. The pedagogy of the high heels is a new point of view that brings the stories of transsexuals and transvestites teachers that work in Brazilian education as characters who had long remained hidden or placed on the margins of society. From these life stories I analyze important and significant topics driven by the theme of education traversed by other issues such as gender, sexuality, violence and prejudice. In this paper, I also suggest to point out some paths that aims a perspective of education possible from these new subjects.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/98604
Arquivos Descrição Formato
000922589.pdf (1.108Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.