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dc.contributor.authorKreutz, Carla Meirapt_BR
dc.contributor.authorBosa, Cleonice Alvespt_BR
dc.date.accessioned2014-07-26T02:09:35Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn0103-166Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98787pt_BR
dc.description.abstractA deficiência visual congênita, que pode levar à cegueira, tem sido vista como risco para a interação mãe-bebê e para o desenvolvimento psicológico da criança. O bebê que nasce com uma deficiência visual acentuada tem uma relação diferenciada com o mundo, sendo que outras vias de comunicação e percepção terão de ser ativadas para que ele alcance o desenvolvimento. Os pais são de extrema importância para o desenvolvimento desse bebê, o qual, mais do que nunca, necessita deles para entrar em contato com seu ambiente. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é revisar a produção científica na área de intervenção precoce com pais e bebês que apresentam deficiência visual congênita. Para isto, identificam-se controvérsias teóricas acerca do desenvolvimento destes bebês, aspectos da intervenção que favorecem a interação pais-bebê e dificuldades metodológicas dos estudos nesta área.pt_BR
dc.description.abstractThe congenitally impaired vision that can result in blindness is a risk factor for mother-baby interaction and for the child’s psychological development. The visually impaired or blind baby has a different interaction with the world, so alternative ways of communication and perception must be activated to allow for development. Thus, the parents have an important role in their child’s development, as the baby needs them more than ever to begin making contact with the outside world. The aim of this article is to review the scientific production in the area of early intervention with blind babies and their parents. To this end, we have identified theoretical discussions concerning the development of blind babies, early intervention issues to help parent-baby interaction and methodological difficulties with these studies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos de Psicologia. Campinas. Vol. 26, n. 4 (out./dez. 2009), p. 537-544.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntervenção precocept_BR
dc.subjectEarly interventionen
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectFamilyen
dc.subjectVisually impaired individualsen
dc.subjectRelação pais-filhospt_BR
dc.subjectBebêpt_BR
dc.subjectDeficiente visualpt_BR
dc.titleIntervenção precoce na comunicação pais-bebê com deficiência visualpt_BR
dc.title.alternativeEarly intervention in parent-baby interaction in a context of visual impairment en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000737309pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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