Repositório Digital

A- A A+

Trabalho e produção de saúde : práticas de liberdade e formas de governamentalidade

.

Trabalho e produção de saúde : práticas de liberdade e formas de governamentalidade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Trabalho e produção de saúde : práticas de liberdade e formas de governamentalidade
Outro título Health production : practices of freedom and governmentality
Autor Bernardes, Anita Guazzelli
Pelliccioli, Eduardo Cavalheiro
Guareschi, Neuza Maria de Fátima
Resumo Este texto tem como objetivo analisar o conceito de produção de saúde, no campo da Saúde Coletiva, como o nó de uma rede de cuidados. Nó porque a produção de saúde costura a noção de sujeito na saúde com os cuidados na saúde em um campo de estranhamento. Para fazer essa discussão, este texto partirá do trabalho na saúde como um conjunto de práticas de governamentalidade que encontram na produção de saúde a conformação de práticas de liberdade. As ferramentas conceituais utilizadas para essa discussão partem da proposição foucaultiana sobre uma ontologia do presente: subjetividade, poder e verdade. Esses operadores conceituais serão articulados às ideias de trabalho afetivo e potência de vida. Como exercícios do pensamento, tomam-se, então, as discussões no campo da Saúde Coletiva: integralidade, produção de saúde, cidadania e trabalho na saúde.
Abstract This text aims at analyzing the concept of health production, in the field of Collective Health, as a knot in a care net. It is a knot because the production of health links the notion of subject in health to health care in a suspicion field. This text takes health work as a set of governmentality practices that find freedom practices in health production. The conceptual tools used in this discussion have departed from the Foucauldian proposition about ontology of present: subjectivity, power and truth. These conceptual operators have been articulated with ideas of affective work and life power. As exercises of thought, discussions in the field of Collective Health have been considered, such as: integrality, health production, citizenship, and health work.
Contido em Psicologia & Sociedade. São Paulo. Vol. 22, n. 1 (jan./abr. 2010), p. 5-13.
Assunto Integralidade
Saúde coletiva
Trabalho
[en] Collective health
[en] Freedom practices
[en] Governmentality
[en] Health production
[en] Integrality
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/98792
Arquivos Descrição Formato
000755375.pdf (342.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.