Repositório Digital

A- A A+

Currículo, universalismo e relativismo : uma discussão com Jean-Claude Forquin

.

Currículo, universalismo e relativismo : uma discussão com Jean-Claude Forquin

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Currículo, universalismo e relativismo : uma discussão com Jean-Claude Forquin
Autor Silva, Tomaz Tadeu da
Resumo O texto discute a conferência do professor Jean- Claude Forquin, proferida em 17 de junho de 1997, por ocasião do seminário internacional comemorativo dos 25 anos dos cursos de pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Questiono, sobretudo, a argumentação desenvolvida pelo conferencista em favor de um currículo no qual as “ciências” deveriam figurar como a representação da universalidade do conhecimento, enquanto outras disciplinas, menos “exatas” e mais “culturais”, apareceriam como a expressão da relatividade epistemológica. Apresento, em contraposição, uma posição que vê ambos os “tipos” de conhecimento como construções sociais e culturais, sujeitos, igualmente, ao questionamento e à crítica.
Contido em Educação e sociedade. São Paulo. Vol. 21, n. 73 (dez. 2000), p. 71-78
Assunto Currículo
Multiculturalismo
Universalidade
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/98797
Arquivos Descrição Formato
000768359.pdf (28.35Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.