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dc.contributor.authorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.contributor.authorMachado, Letícia Leuzept_BR
dc.contributor.authorJanczura, Gerson Americopt_BR
dc.date.accessioned2014-07-29T02:04:53Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98874pt_BR
dc.description.abstractNo paradigma de priming semântico, mede-se a acurácia e velocidade de resposta ao estímulo-alvo, precedido por palavra semanticamente relacionada ou não relacionada (primes). Este trabalho apresenta um estudo pré-experimental de normas de associação semântica de palavras em 156 crianças e um estudo experimental, que avalia o efeito de priming semântico em 24 crianças em uma tarefa de decisão lexical. O experimento mostrou que as decisões lexicais para alvos reais foram significativamente mais lentas e menos precisas na condição prime não relacionado comparado à condição prime relacionado. Conclui-se que houve efeitos de priming semântico no reconhecimento visual de palavras em crianças, ou seja, o contexto semântico pré-ativou a representação da palavra alvo, facilitando a decisão lexical na condição de relação semântica.pt_BR
dc.description.abstractIn the semantic priming paradigm, accuracy and reaction time to a target-stimulus that is preceded by a prime (semantic related or unrelated to the target) are measured. This paper presents a pre-experimental study on word semantic association norms with 156 children and an experimental study that evaluated the effect of semantic priming in 24 children during a lexical decision task. Results showed that the lexical decisions for real targets were significantly slower and less accurate in the unrelated prime condition than in the related one. It means that there were semantic priming effects in children during visual recognition of words, that is, the semantic context pre-activated the target word representation, facilitating the lexical decision in the semantic related condition.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : reflexão e crítica. Vol. 24, n.3 (jul./set. 2011), p. 597-608.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPriming semânticopt_BR
dc.subjectSemantic primingen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectLexical accessen
dc.subjectSemantic processingen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAssociações de palavraspt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.subjectLexical decisionen
dc.subjectDecisão léxicapt_BR
dc.titleEfeitos de priming semântico em tarefa de decisão lexical em crianças de 3ª sériept_BR
dc.title.alternativeSemantic priming effects during lexical decision task with 3rd grade children en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000792516pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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