Repositório Digital

A- A A+

O problema da linguagem e o ensino da mecânica quântica no nível médio

.

O problema da linguagem e o ensino da mecânica quântica no nível médio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O problema da linguagem e o ensino da mecânica quântica no nível médio
Outro título The language problem in the teaching of quantum mechanics at high school level
Autor Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
Moreira, Marco Antonio
Resumo Neste artigo, é discutida a questão básica da linguagem e da captação de significados da Mecânica Quântica (MQ) como uma questão relevante para a inserção dos seus conceitos fundamentais no Ensino Médio. Sabe-se que a linguagem é fundamental para a compreensão da ciência e a construção de conceitos científicos que, ao mesmo tempo em que são específicos, podem se generalizar no contexto da vida cotidiana. A preocupação com a linguagem configurada e utilizada pela MQ foi evidenciada pelos seus próprios autores. Diante do problema da relação entre a linguagem clássica e a quântica, este trabalho mostra a opção da manutenção da linguagem clássica modificando-se a lógica para tratar os fenômenos quânticos, buscando-se localizar essa opção do ponto de vista epistemológico e suas implicações para o ensino.
Abstract In this paper the problem of language and the grasping of meanings in quantum mechanics is discussed as a relevant subject for the teaching of basic concepts at high school level. It is well known that language is fundamental for the comprehension of science and for the construction of scientific concepts which are specific but at the same time might be generalized in the context of everyday life. The concern with the language shaped and used by quantum mechanics was externalized by their own creators. Given the problem of the relationship between the classical and the quantum languages, in this paper we argue that a way to deal with quantum phenomena is to keep the classical language but a different logic must be used, and so we are trying to locate this option from an epistemological point of view and show its implications for teaching.
Contido em Ciência & educação. Bauru. Vol. 17, no. 2 (2011), p. 421-434
Assunto Ensino de fisica
Ensino médio
Linguagem científica
Mecânica quântica
[en] High School
[en] Language
[en] Quantum mechanics
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/98876
Arquivos Descrição Formato
000817584.pdf (141.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.