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dc.contributor.authorTonietto, Laurenpt_BR
dc.contributor.authorWagner, Gabriela Perettipt_BR
dc.contributor.authorTrentini, Clarissa Marcelipt_BR
dc.contributor.authorSperb, Tania Marapt_BR
dc.contributor.authorPimenta, Maria Alice de Mattospt_BR
dc.date.accessioned2014-07-29T02:04:54Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0103-863Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98878pt_BR
dc.description.abstractA relação entre linguagem e funções executivas, também conhecidas como funções cognitivas complexas, já foi estabelecida no passado por Luria e Vygotsky. Este artigo tem por objetivo revisar o conceito de funções executivas sob as perspectivas neuropsicológica e cognitiva. Alguns dos reconhecidos modelos sobre processamento das funções executivas são apresentados, assim como estudos recentes sobre funções executivas em crianças. O desenvolvimento das funções executivas é discutido sob o ponto de vista biológico, neuropsicológico e cognitivo, destacando-se a importância da linguagem nesses processos, enquanto função reguladora da ação intencional. Essa discussão propõe que aspectos do desenvolvimento sejam incluídos nos modelos futuros sobre funções executivas.pt
dc.description.abstractThe relation between language and executive functions, also known as complex cognitive functions, has already been established in the past by Luria and Vygotsky. This article revises the concept of executive functions from a neuropsychological and cognitive perspective. Some of the executive function recognized models, as well as studies about executive functions in children, are presented. The development of executive functions is discussed from a biological, neuropsychological and cognitive perspective. The importance of language in these processes, as a regulative function of intentional action, is emphasized. This discussion proposes that developmental aspects should be included in models about executive functions.en
dc.description.abstractLa relación entre lenguaje y funciones ejecutivas, también conocidas como funciones cognitivas complejas, fue establecida en el pasado por Luria y Vygotsky. Este artículo revisa el concepto de funciones ejecutivas bajo las perspectivas neuropsicológica y cognitiva. Se presentan algunos modelos sobre el proceso de las funciones ejecutivas, así como estudios sobre funciones ejecutivas en niños. Se discute el desarrollo de las funciones ejecutivas bajo una optica biológica, neuropsicologica y cognitiva, destacándose la importancia del lenguaje en esos procesos, como función reguladora de la acción intencional. Esta discusión propone que se incluyan aspectos del desarrollo en los modelos sobre funciones ejecutivas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPaidéia (Ribeirão Preto) : cadernos de psicologia e educação. Vol. 21, n. 49, (maio/ago. 2011), p. 247-255.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectIntentionalityen
dc.subjectFunção executivapt_BR
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.subjectFrontal lobeen
dc.subjectIntencionalidadept_BR
dc.subjectDevelopmenten
dc.subjectLenguajees
dc.subjectIntencionalidades
dc.subjectLóbulo frontales
dc.subjectDesarrolloes
dc.titleInterfaces entre funções executivas, linguagem e intencionalidadept_BR
dc.title.alternativeInterfaces among executive functions, language and intentionality en
dc.title.alternativeInterfaz entre funciones ejecutivas, lenguaje e internacionalidad es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000792193pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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