Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWortmann, Maria Lúcia Castagnapt_BR
dc.date.accessioned2014-07-29T02:04:57Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn0102-4698pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98885pt_BR
dc.description.abstractNeste texto, apresentam-se posições enunciadas por educadores e analistas da cultura sobre a escola e examina-se a sua configuração nas histórias de J. K. Rowling sobre Harry Potter. As análises inspiram-se nos Estudos Culturais em sua articulação com a Educação, considerando-se atuarem as histórias como pedagogias culturais. Destacam-se seus efeitos produtivos no cinema, na web, na comercialização de produtos diversos e na academia e atenta-se para seu papel na configuração discursiva da escola e dos sujeitos que a frequentam. Tais efeitos ultrapassam a dimensão do entretenimento dos nem sempre jovens leitores/consumidores dos textos e artefatos delas originados ou seu sucesso mercadológico! A escola ganha centralidade nessas histórias que narram lutas entre personagens do bem e forças do mal e nelas (re)afirma-se a sua importância, excelência e competência para a formação sistemática de jovens (em magia) e para a apropriação e o desenvolvimento dos saberes e tradições (bruxas).pt_BR
dc.description.abstractIn this text we study positions advanced by educators and school observers, and examine how school is shaped in stories J. K. Rowling wrote about Harry Potter. Analyses were inspired by the Cultural Studies in their work with Education, considering that these stories act as cultural pedagogies. We highlight a host of powerful effects in the cinema, the Web, in the marketing of many products, in the Academy, and we focus on the role stories play in the discursive configuration of school and subjects narrated in such stories. We show that their powerful effects go beyond entertainment for not only young readers/consumers of the different texts and artefacts created, but also due to their market success! The school plays an important role in the representations conveyed in these stories, whose main theme is the battle between good and evil. These stories do not raise questions about school; its significance, excellence and power are constantly (re)assured to systematically graduate young magicians and to encourage the appropriation and development of the knowledge and the tradition of witchcraft.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em revista (Belo Horizonte). Belo Horizonte, MG. Vol. 26, n.3 (dez. 2010), p. 103-129pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogia culturalpt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectCultural pedagogiesen
dc.subjectLiteratura juvenilpt_BR
dc.subjectHarry Potteren
dc.titleA magia da escola na escola da magia : a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potterpt_BR
dc.title.alternativeSchool magic in the magical school : the school that teaches through stories of Harry Potteren
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000776723pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples