Repositório Digital

A- A A+

Mudanças nos pesos do CPC e seu impacto nos resultados de avaliação em universidades federais e privadas

.

Mudanças nos pesos do CPC e seu impacto nos resultados de avaliação em universidades federais e privadas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mudanças nos pesos do CPC e seu impacto nos resultados de avaliação em universidades federais e privadas
Outro título Changes in the weights of the CPC and their impact on results of evaluation in federal and private universities
Autor Bittencourt, Helio Radke
Viali, Lorí
Rodrigues, Alziro Cesar de Morais
Casartelli, Alam de Oliveira
Resumo Desde a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), no ano de 2004, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vem promovendo modificações em relação à forma de avaliação dos cursos de graduação brasileiros que incluem a criação de novos conceitos e alterações na composição e nos pesos dos conceitos derivados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Além disso, a transparência na divulgação dos resultados é cada vez maior. Na edição 2008 do Enade, a divulgação detalhada dos resultados permitiu uma análise minuciosa do principal indicador oficial da qualidade dos cursos de graduação brasileiros – o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Este trabalho tem por objetivo analisar o efeito das ponderações utilizadas no CPC e, principalmente, examinar o impacto que eventuais mudanças teriam sobre os conceitos de cursos oferecidos por universidades privadas e federais brasileiras.
Abstract Since the implementation of the National Higher Education Evaluation System (SINAES), in 2004, the Ministry of Education (MEC) through the National Institute of Educational Studies and Research Anisio Teixeira (INEP) is promoting changes related to the evaluation of undergraduate programs in Brazil. Such changes include the creation of new concepts and modifications in the composition and in the weights of the concepts derived from the National Student Performance Exam (Enade). Furthermore, transparency in the dissemination of results is increasing. In the 2008 edition of Enade, a detailed disclosure of the results allowed a rigorous analysis of the main official indicator of the quality of undergraduate programs in Brazil, the CPC (Preliminary Program Rating). This paper aims to analyze the effect of the weights used in the CPC, and especially consider the impact that some changes would have on the CPC of programs offered by private and federal universities in Brazil.
Contido em Avaliação : revista da avaliação da educação superior (Campinas). Sorocaba. Vol. 15, no. 3 (nov. 2010), p. 147-166
Assunto Avaliação
Conceito Preliminar de Curso
Ensino superior
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Indicadores de desempenho
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Qualidade do ensino
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
[en] CPC
[en] Educational evaluation
[en] Enade
[en] Higher education
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/98891
Arquivos Descrição Formato
000783847.pdf (2.173Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.