Repositório Digital

A- A A+

Desenvolvimento do instrumento de avaliação neuropsicológica breve infantil NEUPSILIN-INF

.

Desenvolvimento do instrumento de avaliação neuropsicológica breve infantil NEUPSILIN-INF

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenvolvimento do instrumento de avaliação neuropsicológica breve infantil NEUPSILIN-INF
Outro título Development of the child brief neuropsychological assessment battery NEUPSILIN-INF
Autor Salles, Jerusa Fumagalli de
Fonseca, Rochele Paz
Rodrigues, Camila Cruz
Mello, Claudia Berlim de
Barbosa, Thais
Miranda, Mônica Carolina
Resumo O objetivo deste estudo é apresentar o processo de desenvolvimento e validação de conteúdo do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN-INF, que avalia, de modo breve, componentes de oito funções neuropsicológicas em crianças em idade escolar: orientação, atenção, percepção visual, memória, habilidades aritméticas, linguagem, habilidades visuoconstrutivas e funções executivas. O processo envolveu: 1) análise do instrumento original NEUPSILIN e definição das funções e tarefas a serem adaptadas para avaliação neuropsicológica infantil; 2) desenvolvimento de novas tarefas consideradas fundamentais para a avaliação na infância; 3) estudo piloto 1 com a versão preliminar do instrumento; 4) análise de juízes especialistas; 5) estudos piloto 2 e 3, nova reformulação de tarefas do instrumento e elaboração de sua versão final. O instrumento apresentou adequada validade aparente e de conteúdo.
Abstract The aim of this study is to present the development process and content validation of Child Brief Neuropsychological Assessment Battery NEUPSILIN-INF, which briefly assesses the components of eight neuropsychological functions in school-aged children: orientation, attention, visual perception, memory, arithmetic abilities, language, visuoconstructive abilities and executive functions. The process comprised: 1) the analysis of the original NEUPSILIN instrument and definition of the functions and tasks to be adapted for the child neuropsychological assessment; 2) the development of new tasks considered as fundamental for the assessment in children; 3) pilot study 1 with the preliminary version of the instrument; 4) analysis by specialist judges; 5) pilot studies 2 and 3, new reformulation of the instrument’s tasks and preparation of its final version. The instrument presented appropriate face and content validity.
Contido em PsicoUSF. Bragança Paulista, SP. Vol. 16, n. 3 (set./dez. 2011), p. 297-305.
Assunto Cognição
Criança
Neuropsicologia
Psicometria
Testes neuropsicológicos
[en] Children
[en] Cognition
[en] Neuropsychological tests
[en] Neuropsychology
[en] Psychometrics
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/98893
Arquivos Descrição Formato
000820820.pdf (199.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.