Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Alexsandro Pereira dept_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2014-07-29T02:05:00Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98894pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma introdução à aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch. Um primeiro pressuposto da aproximação sociocultural é a noção de que a “ação mediada” é a unidade de análise. A partir dessa perspectiva, a ação humana tipicamente emprega ferramentas culturais, ou meios mediacionais, que são fornecidos por um cenário sociocultural particular. O uso concreto dessas ferramentas culturais envolve uma “tensão irredutível” entre agentes ativos e itens como computadores, livros, linguagem, entre outros. O objetivo do presente trabalho é apresentar a aproximação sociocultural de Wertsch como possível referencial teórico para o ensino de ciências e para as pesquisas nessa área.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents an introduction to the sociocultural approach to mind, as outlined by James V. Wertsch. A starting point for the sociocultural approach is the claim that it takes “mediated action” as unit of analysis. From this perspective, human action typically employs cultural tools, or mediational means, that are provided by a particular sociocultural setting. The concrete use of these cultural tools involves an “irreducible tension” between active agents and items such as computers, books, language, and others. The aim of this paper is to present Wertsch’s sociocultural approach as a possible theoretical framework for science teaching and for research in this area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educação. Bauru. Vol. 18, n. 1 (2012), p. 23-39pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWertschen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectJames Ven
dc.subjectPsicologia socioculturalpt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectSociocultural theoretical referentialen
dc.titleA aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeWertsch’s sociocultural approach to mind and its implication for science education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000827413pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples