Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Flavia Rezende Valle dospt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2014-07-29T02:05:01Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98895pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho questionamos a prática das olimpíadas escolares como uma das medidas de Estado que, pretensamente, visam à melhoria do ensino nas escolas públicas e, mais fortemente, as olimpíadas das ciências naturais, área de conhecimentos historicamente excludente. Com base na perspectiva histórico-cultural sobre aprendizagem, argumentamos contra a competitividade e a favor da colaboração nos processos educativos. A partir de análises da desigualdade escolar balizadas pela sociologia da educação, colocamo-nos contra a competição injusta entre estudantes já pré-selecionados por seu capital cultural. Defendemos que a interação, a colaboração e a democracia são valores defensáveis tanto do ponto de vista cognitivo ou educativo quanto do ponto de vista da formação humana. Concluímos sobre a necessidade de se investir em políticas que não sirvam apenas como tapa-buraco das condições ainda precárias da escola pública brasileira e que fomentem valores que possam produzir transformações na sociedade desigual em que vivemos.pt_BR
dc.description.abstractIn this work we question the scholarly olympiads as one of the government policies that, at a first glance, intend to improve the teaching in public schools and, with more emphasis, the olympiads in natural science, a historically excluded knowledge field. Based on the historical-cultural perspective of learning, we argue against competitiveness and for cooperation and democracy in the educational processes. From an analysis of scholar inequality directed by the sociology of education, our position is against unfair competition among students pre-selected by their cultural background. We argue that interaction, collaboration and democracy are relevant values both from cognitive or humanist points of view. We conclude with the need to invest in policies that do not serve only as a stopgap to the still precarious conditions of the Brazilian public schools but to promote other values which can produce changes in the unequal society that we live in.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educação. Bauru. Vol. 18, n. 1 (2012), p. 245-256pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectOlimpíadas científicaspt_BR
dc.subjectSchool olympiaden
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational policyen
dc.subjectCompetitivityen
dc.titleOlimpíadas de ciências : uma prática em questãopt_BR
dc.title.alternativeScience olympiads : a practice in questionen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000827426pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples