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A trajetória das taxas de alfabetização no Brasil nas décadas de 1990 e 2000

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A trajetória das taxas de alfabetização no Brasil nas décadas de 1990 e 2000

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Título A trajetória das taxas de alfabetização no Brasil nas décadas de 1990 e 2000
Outro título The evolution of literacy rates in Brazil in the 1990s and the 2000s
Outro título L’évolution des taux d’alphabétisation au brésil dans les années 1990 et 2000
Autor Ferraro, Alceu Ravanello
Resumo O artigo analisa o andar da alfabetização no Brasil nas décadas de 1990 e 2000, com base nos microdados de uma série de e dos Censos Demográfi cos de 1991 e 2000. Discutidas a utilidade do conceito censitário de alfabetização e a importância da noção de analfabetismo infantil, o texto demonstra, primeiro, como as desigualdades quanto à alfabetização se constituem na largada do processo de escolarização, passando, então, à análise das trajetórias da taxa de alfabetização, dos diferentes níveis de educação básica e da taxa de alfabetização por sexo e cor ou raça. Introduz, por fi m, a variável classe social, cruzada com sexo e raça. Na conclusão, o texto ressalta novamente que é logo na largada do processo de escolarização fundamental que se estabelecem as desigualdades quanto à alfabetização e aponta para alguns desafi os ainda postos à alfabetização e escolarização no Brasil.
Abstract Based on the microdata of a series of s (Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios – National Household Sample Survey) and of the 1991 and 2000 Demographic Censuses, this paper analyzes the development of literacy in Brazil in the 1990s and 2000s. A er discussing the use of the census concept of literacy and the importance of the notion of child illiteracy, the text demonstrates that inequalities as for literacy build up at the very beginning of schooling. It then analyses the evolution of the literacy rates at diff erent basic education levels, before sorting them by sex and color or race. It fi nally introduces the social class variable, which it crosses with those of “sex” and “race”. It concludes by insisting that literacy inequalities appear at the very beginning of fundamental schooling and by pointing out some challenges the literacy and schooling still have to face in Brazil.
Résumé Cet article analyse la progression de l’alphabétisation au Brésil entre 1990 et 2000 sur les bases des microdonnées provenant d’une série de P.N.A.D. (Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios – Enquête natio- nale par sondage sur les ménages) et des recensements de 1991 et 2000. Après avoir discuté l’utilité du concept d’alphabétisation utilisés par ces derniers et l’importance de la notion d’analphabétisme infantile, le texte commence par montrer comment les inégalités en termes d’alphabétisation se constituent dès le début du processus de scolarisation, avant d’analyser l’évolution du taux d’alphabétisation des différents niveaux d’éducation de base et de les trier par sexe et couleur ou race. Il introduit finalement la variable classe sociale, qu’il croise avec celles de sexe et de race. Sa conclusion réitère que c’est bien dès le début du processus de scolarisa- tion fondamental que les inégalités devant l’alphabétisation s’établissent et il indique certains défis qui se posent encore à l’alphabétisation et à la scolarisation au Brésil.
Contido em Educação e sociedade. Campinas, SP. Vol. 32, n. 117 (out./dez. 2011), p. 989-1013
Assunto Alfabetização
Classe social
Escolarização
Gênero
Raça
[en] Gender
[en] Literacy
[en] Race
[en] Schooling
[en] Social class
[fr] Alphabétisation
[fr] Classe sociale
[fr] Genre
[fr] Race
[fr] Scolarisation
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/98901
Arquivos Descrição Formato
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