Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.contributor.authorDias, Ana Cristina Garciapt_BR
dc.date.accessioned2014-07-29T02:05:05Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0103-166Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98904pt_BR
dc.description.abstractA exploração vocacional é essencial para o desenvolvimento vocacional e para as tomadas de decisão vocacionais. O objetivo deste estudo foi testar as propriedades psicométricas de uma versão adaptada para estudantes do ensino médio das Escalas de Exploração Vocacional, que avaliam duas dimensões de exploração vocacional: exploração de si e do ambiente. As escalas foram aplicadas a 436 estudantes de ensino médio (média de idade de 16,3 anos; 55,3% mulheres). Análises de componentes principais revelaram os dois componentes esperados, sugerindo a validade de construto do instrumento. Os índices de fidedignidade obtidos também foram satisfatórios. Conclui-se que as Escalas de Exploração Vocacional são instrumentos válidos e fidedignos para avaliar exploração vocacional, podendo ser utilizadas em futuras pesquisas.pt_BR
dc.description.abstractVocational exploration is essential to vocational development and for career decision-making. The aim of this study was to test the psychometric properties of a version of the Vocational Exploration Scales adapted for use with high school students, which evaluate two dimensions of vocational exploration: self-exploration and environmental exploration. The scales were applied to 436 high school students (mean age: 16.3 years; 55.3% women). Principal components analyses revealed the two expected components, suggesting the construct validity of the instrument. Reliability indices obtained were also satisfactory. It may be concluded that the Vocational Exploration Scales are valid and reliable instruments for assessing vocational exploration that can be used in future research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos de psicologia (Campinas). Vol. 28, n.1 (jan./mar. 2011), p.89-96.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsychological assessmenten
dc.subjectComportamento exploratóriopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectExploratory behavioren
dc.subjectCareer explorationen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectValidade dos testespt_BR
dc.subjectVocational explorationen
dc.subjectOrientação vocacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação psicológicapt_BR
dc.titleEscalas de exploração vocacional para estudantes de ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeVocational exploration scales for high school students en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000787119pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples