Repositório Digital

A- A A+

Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral

.

Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral
Outro título Integration between computational and experimental activities as instructional resources in teaching electromagnetism in general physics
Autor Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
Resumo Investigam-se formas de integração entre atividades computacionais e experimentais de modo a torná-las complementares, auxiliando os alunos a atingirem uma aprendizagem significativa de conceitos de Física e compreenderem algumas ideias sobre modelos científicos. A proposta didática, fundamentada: na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa, na visão epistemológica de Bunge sobre modelos teóricos, e na teoria sociointeracionista de Vygotsky, foi aplicada a uma turma de licenciatura em Física da UFRGS, abrangendo todo o conteúdo de Eletromagnetismo em nível de Física Geral. Os resultados mostram que a integração proposta pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre o papel dos modelos teóricos em Física e das atividades computacionais e experimentais nos processos de aprendizagem, promovendo a interatividade e seu engajamento no próprio aprendizado, e transformando a sala de aula em um ambiente propício para uma aprendizagem significativa.
Abstract The purpose was to investigate ways to integrate computational and experimental activities to make them complementary, thus helping students to achieve meaningful learning of physics concepts and to understand some ideas about scientific models. We designed a didactical approach covering electromagnetism topics at the level of General Physics based on Ausubel’s meaningful learning theory, Bunge’s epistemological view about scientific models and science development and Vygotsky’s socialinteraction theory. This didactical approach was applied to a class of undergraduate physics students. The results show that the integration of these two kinds of activities can provide the students a more appropriate epistemological perspective of the roles of theoretical models in Physics and experimental and computational activities in the learning processes. This encourages interactivity and engagement of the students with their own learning, transforming the classroom into an environment suitable for the meaningful learning of physical concepts of electromagnetism.
Contido em Ciência & educação. Bauru. Vol. 18, n. 1 (2012), p. 99-122
Assunto Aprendizagem significativa
Ensino de fisica
Ensino superior
Simulação computacional
[en] Computer activities
[en] Didactics
[en] Electromagnetism
[en] Experimental activities
[en] Higher education
[en] Physics teaching
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/98906
Arquivos Descrição Formato
000827546.pdf (213.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.