Repositório Digital

A- A A+

Crianças e adolescentes institucionalizados : desempenho escolar, satisfação de vida e rede de apoio social

.

Crianças e adolescentes institucionalizados : desempenho escolar, satisfação de vida e rede de apoio social

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Crianças e adolescentes institucionalizados : desempenho escolar, satisfação de vida e rede de apoio social
Outro título Institutionalized children and adolescents : academic achievement, life satisfaction and social support network
Autor Siqueira, Aline Cardoso
Dell'Aglio, Debora Dalbosco
Resumo Este estudo objetivou investigar as características de jovens institucionalizados e suas famílias. Participaram 155 crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos, de instituições da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista estruturada, Teste de Desempenho Escolar, Escala de Satisfação de Vida e Mapa dos Cinco Campos. Foi observada a presença precoce de experimentação de drogas, baixo desempenho escolar e alto índice de repetência entre os jovens. As famílias apresentaram baixa escolaridade, trabalhos informais e desemprego. Contatos positivos e alta satisfação de vida na instituição podem indicar que o acolhimento institucional se constitui em fonte de apoio e satisfação. Programas de intervenção para o desenvolvimento desses jovens e fortalecimento das famílias são discutidos.
Abstract This study aimed to investigate the characteristics of institutionalized youth and their families. The participants were 155 institutionalized children and adolescents, aged from 7 to 16 years old, from shelters in the metropolitan region of Porto Alegre/RS. Data collection was accomplished through structured interviews, the Academic Achievement Test, the Life Satisfaction Scale and the Five Field Map. Early experimentation of drugs, poor school performances and high levels of school failure were observed among the adolescents. Families presented low educational levels, informal jobs and unemployment. Positive contacts and high life satisfaction in the institution may indicate that the institutional acceptance constitutes a source of support and satisfaction. Intervention programs for the development of those youth and for empowerment of their families are discussed.
Contido em Psicologia : Teoria e Pesquisa. Brasilia. Vol. 26, n.3 (jul./set. 2010), p.407-415.
Assunto Desempenho escolar
Família
Menores institucionalizados
Redes de apoio social
Satisfação com a vida
[en] Academic achievement
[en] Institutionalization
[en] Life satisfaction
[en] Social support network
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/98913
Arquivos Descrição Formato
000822473.pdf (450.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.