Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSiqueira, Aline Cardosopt_BR
dc.contributor.authorDell'Aglio, Debora Dalboscopt_BR
dc.date.accessioned2014-07-29T02:05:09Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn0102-3772pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98913pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetivou investigar as características de jovens institucionalizados e suas famílias. Participaram 155 crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos, de instituições da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista estruturada, Teste de Desempenho Escolar, Escala de Satisfação de Vida e Mapa dos Cinco Campos. Foi observada a presença precoce de experimentação de drogas, baixo desempenho escolar e alto índice de repetência entre os jovens. As famílias apresentaram baixa escolaridade, trabalhos informais e desemprego. Contatos positivos e alta satisfação de vida na instituição podem indicar que o acolhimento institucional se constitui em fonte de apoio e satisfação. Programas de intervenção para o desenvolvimento desses jovens e fortalecimento das famílias são discutidos.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the characteristics of institutionalized youth and their families. The participants were 155 institutionalized children and adolescents, aged from 7 to 16 years old, from shelters in the metropolitan region of Porto Alegre/RS. Data collection was accomplished through structured interviews, the Academic Achievement Test, the Life Satisfaction Scale and the Five Field Map. Early experimentation of drugs, poor school performances and high levels of school failure were observed among the adolescents. Families presented low educational levels, informal jobs and unemployment. Positive contacts and high life satisfaction in the institution may indicate that the institutional acceptance constitutes a source of support and satisfaction. Intervention programs for the development of those youth and for empowerment of their families are discussed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : Teoria e Pesquisa. Brasilia. Vol. 26, n.3 (jul./set. 2010), p.407-415.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMenores institucionalizadospt_BR
dc.subjectInstitutionalizationen
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectAcademic achievementen
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectLife satisfactionen
dc.subjectSatisfação com a vidapt_BR
dc.subjectSocial support networken
dc.subjectRedes de apoio socialpt_BR
dc.titleCrianças e adolescentes institucionalizados : desempenho escolar, satisfação de vida e rede de apoio socialpt_BR
dc.title.alternativeInstitutionalized children and adolescents : academic achievement, life satisfaction and social support networken
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000822473pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples