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Sobre as incertezas do tipo A e B e sua propagação sem derivadas : uma contribuição para a incorporação da metrologia contemporânea aos laboratórios de física básica superior

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Sobre as incertezas do tipo A e B e sua propagação sem derivadas : uma contribuição para a incorporação da metrologia contemporânea aos laboratórios de física básica superior

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Título Sobre as incertezas do tipo A e B e sua propagação sem derivadas : uma contribuição para a incorporação da metrologia contemporânea aos laboratórios de física básica superior
Outro título On type A and type B uncertainties and its propagation without derivatives : a contribution to incorporate contemporary metrology to Physics' laboratories in higher education
Autor Lima Júnior, Paulo
Silveira, Fernando Lang da
Resumo Após introduzir o conceito de incerteza, distinguindo procedimentos de avaliação da incerteza do tipo A e do tipo B, o presente artigo discute a lei de propagação da incerteza definida no Guia para Expressão da Incerteza da Medição, apresentando sua dedução e fundamentos. O objetivo deste trabalho é introduzir um procedimento alternativo que permite calcular a incerteza que se propaga das grandezas de entrada para a grandeza de saída sem referência explícita a derivadas parciais. Como o procedimento alternativo proposto é relativamente simples e compartilha o mesmo domínio de validade da própria lei de propagação da incerteza, é possível perceber seu valor para a introdução de conceitos e procedimentos metrológicos desde as primeiras atividades experimentais realizadas em laboratórios de física básica superior.
Abstract After introducing the concept of uncertainty and procedures for evaluating type A and type B uncertainties, we discuss the law for propagation of uncertainty in the Guide to the Expression of Uncertainty in Measurement and its underlying assumptions. The main goal of this paper is to introduce an alternative procedure for estimating uncertainty that propagates from the input to output quantity without explicit reference to partial derivatives. As this alternative procedure is relatively simple and shares the same validity of the law for propagation itself, it is possible to perceive its value to the introduction of metrological concepts and procedures from the earliest experimental activities performed in higher education Physics' laboratories.
Contido em Revista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 33, n. 2 (abr./jun. 2011), 2303, 6 p.
Assunto Ensino de fisica : Ensino superior
Experiencias de fisica
Grandezas físicas
Metrologia
[en] Higher education
[en] Laboratory activities
[en] Metrology
[en] Uncertainty
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/98918
Arquivos Descrição Formato
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