Repositório Digital

A- A A+

Integração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia

.

Integração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Integração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia
Outro título Integrating service, learning and community : the curricular training in primary health care for the graduation in dentistry
Autor Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Davoglio, Rosane Silvia
Lemos, Vania Maria Aita de
Resumo O artigo trata da compreensão sobre a percepção do estudante da graduação em Odontologia em relação à vivência da prática em saúde nos serviços de Atenção Básica. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa (estudo de caso), por meio da análise de documentos e relatos dos estudantes registrados nos diários de campo escritos semanalmente. Os participantes foram estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realizaram o Estágio Curricular na Atenção Básica, de 2006 a 2009. Os dados foram interpretados pela Análise Textual Discursiva. Além da possibilidade de aprendizado clínico, o período do estágio tem contribuído para o fortalecimento da autonomia, comunicação e tomada de decisões do estudante, capacitando-o para a compreensão das formas de organização e gestão do trabalho em saúde. A presença dos estudantes nos serviços tem sido determinante para o avanço da proposta curricular, aproximando a Universidade do serviço e da comunidade.
Abstract This article deals with the perception and understanding of undergraduate students about the importance of the experience and practice in Primary Health Care. A qualitative case study method was used to keep coherence with the research problem. The participants were students who had their Curriculum Training in the Primary Health Care of the School of Dentistry, Federal University of Rio Grande do Sul, from 2006 to 2009. Data collection not only included document analysis but also the reports on students’ field diaries written weekly. Data were analyzed through Discursive Textual Analysis. The possibility of practical learning and the situations and difficulties experienced in the traineeship have strengthened students’ autonomy, communication, and decision-making, enabling them to understand the ways of organizing and managing health work. Finally, the students’ presences in the Primary Health Care have been decisive in advancing the curriculum proposal, approximating the University to the community and service.
Contido em Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 28, n. 4 (dez. 2012), p. 223-242
Assunto Atenção primária : Saúde
Educacao odontologica
[en] Dental education
[en] Education and health
[en] Higher education in dentistry
[en] Primary health care
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/98947
Arquivos Descrição Formato
000878402.pdf (355.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.