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dc.contributor.authorMoraes, João Feliz Duarte dept_BR
dc.contributor.authorTurik, Cláudiapt_BR
dc.contributor.authorViali, Lorípt_BR
dc.date.accessioned2014-07-30T02:04:32Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98950pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo faz uma análise das respostas fornecidas por uma amostra de 360 graduandos à Escala de Atitudes em relação à Estatística (EAE). Para tanto, o ajuste do Modelo de Resposta Gradual da Teoria de Resposta ao Item foi efetuado no software PARSCALE. A escala apresentou parâmetros de discriminação dos itens (ai) indo de moderado a alto. Os parâmetros de dificuldade dos itens (bi) mostraram que a proposição de mais fácil concordância por parte dos alunos foi referente à tensão sentida, pelos mesmos, durante as aulas de estatística. As variáveis que mostraram influenciar no nível de atitudes foram: área de estudo, autopercepção de desempenho na disciplina e reconhecimento da aplicabilidade da estatística. Esses resultados sugerem que sejam adotadas estratégias para desenvolvimento de um ambiente de ensino-aprendizado estimulante, agradável, e que reforce as aplicações da estatística no contexto do curso de cada estudante.pt_BR
dc.description.abstractIn this study we analyze the responses provided by a sample of 360 students at a private university in a Scale of Attitudes towards Statistics (EAE) test. The fit of the Graded Response Model of the Item Response Theory was made using the software PARSCALE. The scale showed the discrimination of items (ai) going from moderate to high level. The parameters of difficulty of the items (bi) showed that the proposition of easy agreement on the part of students was effected by the tension felt doing statistics classes. The variables that showed significance in the level of influence attitudes were: area of study, self-perception of performance in the discipline and the applicability of statistics. These results suggest that strategies have to be adopted to develop an environment for teaching and learning that is exciting and enjoyable, and to enhance the applications of statistics in the context of the subject for each student.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & Educação. Bauru. Vol. 18, n. 1 (2012), p. 231-243pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstatística aplicadapt_BR
dc.subjectStatistics educationen
dc.subjectEducação : Estatísticapt_BR
dc.subjectItem response theoryen
dc.titleAnálise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao itempt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of attitudes of university students in relation to statistics through the Theory of Response to item en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000851799pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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