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Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH

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Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH

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Título Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH
Outro título Identification of counting procedures and memory processes predominantly used by children with ADHD
Autor Costa, Adriana Corrêa
Dorneles, Beatriz Vargas
Rohde, Luis Augusto Paim
Resumo O armazenamento e/ou o acesso automático dos fatos aritméticos da memória de longo prazo têm sido apontados como habilidades prejudicadas em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Em vista disso, esses estudantes acabam por utilizar procedimentos de contagem mais imaturos do que seus pares sem dificuldades. O objetivo principal deste estudo foi identificar os procedimentos de contagem e os processos de memória utilizados por um grupo de 28 estudantes com diagnóstico de TDAH do tipo com predomínio de desatenção (TDAH-D) ou do tipo combinado (TDAH-C). Os resultados indicaram que os estudantes continuam usando procedimentos de contagem considerados imaturos além da série esperada e que, dentre os processos de memória, a decomposição foi o mais usado.
Abstract The storage and/or automatic and accurate access of basic facts of addition from the long term memory seem to be impaired in children with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD). As a result, such group of students ultimately uses more immature counting procedures than their peers without the disorder. The aim of this study is to identify and describe the counting procedures and memory processes used by a group of 28 students, aged between 8 and 14 years old, with ADHD predominantly inattentive type (ADHD-PI) or combined type (ADHD-C). The results indicated that students with ADHD were still using counting procedures considered immature for the expected grade and that, among the memory processes, the decomposition was the most used one.
Contido em Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 25, n.4 (2012), p. 791-801
Assunto Criança
Dificuldades de aprendizagem
Matemática
Memória
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/98956
Arquivos Descrição Formato
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