Repositório Digital

A- A A+

A compreensão da gratidão e teoria da mente em crianças de 5 anos

.

A compreensão da gratidão e teoria da mente em crianças de 5 anos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A compreensão da gratidão e teoria da mente em crianças de 5 anos
Outro título The understanding of gratitude and theory of mind in 5-year-olds
Autor Freitas, Lia Beatriz de Lucca
O'Brien, Marion
Nelson, Jackie A.
Marcovitch, Stuart
Resumo Examinaram-se relações entre compreensão da gratidão (GRA) e desenvolvimento de uma teoria da mente (TOM) com 228 crianças norteamericanas (53% meninas) de 5 anos. Testaram-se as seguintes hipóteses: (a) não há diferença de sexo em GRA ou TOM, (b) as crianças com melhor desempenho nas tarefas de TOM têm melhor GRA, (c) TOM é condição necessária para GRA. Utilizaram-se três tarefas para avaliar TOM: consideração da perspectiva visual, crença falsa de primeira e de segunda ordem. Contaram-se às crianças duas histórias sobre gratidão. Avaliou-se GRA a partir de suas respostas a perguntas feitas após a leitura de cada história. As duas primeiras hipóteses foram confirmadas. A hipótese de que TOM seria condição necessária para GRA não encontrou suficiente suporte empírico.
Abstract We examined relations between the understanding of gratitude (GRA) and the development of a theory of mind (TOM). The study was done with 228 5-year-old North American children (53% female). We tested the following hypotheses: (a) there are no sex differences in GRA or TOM, (b) children who perform better on TOM tasks have better GRA, (c) TOM is a necessary condition for GRA. We used three tasks to evaluate TOM: visual perspective taking, first-order false belief, and second-order false belief. The children were read two vignettes about gratitude. GRA was evaluated based on children’s responses to questions asked after each vignette was read. The first two hypotheses were supported. The hypothesis that TOM would be a necessary condition for GRA did not receive sufficient empirical support.
Contido em Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 25, n.2 (jul./jun. 2012), p. 330-338.
Assunto Criança
Gratidão
Teoria da mente
[en] Children
[en] Development
[en] Gratitude
[en] Theory of mind
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/98958
Arquivos Descrição Formato
000880438.pdf (361.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.