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Autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários : construção de um instrumento

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Autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários : construção de um instrumento

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Título Autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários : construção de um instrumento
Outro título Self-perception of work transferable skills among university students : construction of an instrument
Autor Silva, Bárbara Maria Barbosa
Teixeira, Marco Antonio Pereira
Resumo O sucesso e a permanência no mercado de trabalho não estão ligados somente às competências técnicas e específicas de cada profissão. Competências transversais, ou seja, que podem ser transferidas de um contexto a outro de trabalho, são cada vez mais importantes. O objetivo principal desta pesquisa foi a construção de um instrumento para avaliar a autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários. A amostra foi composta por 777 universitários de 34 cursos diferentes com idades entre 18 e 33 anos. Resultados de análises de componentes principais indicaram sete dimensões no instrumento: resolução de problemas e criatividade, organização e responsabilidade, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, comunicação escrita, comunicação oral e raciocínio numérico. Os índices de fidedignidade obtidos foram todos satisfatórios (entre 0,74 e 0,91). Estes resultados sugerem que o instrumento proposto apresenta boas qualidades psicométricas, embora novos estudos de validade sejam necessários.
Abstract Success and permanence in the labor market do not depend only on individuals’ possession of specific and technical skills of her or his occupation. Transferable skills, which can be transferred from one context of work to another, are increasingly important. The main objective of this research was the construction of an instrument to assess self-perceptions of work transferable skills among university students. The sample was composed of 777 students from 34 different courses, aged between 18 and 33 years. Principal components analysis results revealed seven dimensions in the instrument: problem-solving and creativity, organization and responsibility, interpersonal relationship, teamwork, written communication, oral communication and numeric reasoning. All reliability indexes obtained were satisfactory (between 0.74 and 0.91). These results suggest that the proposed instrument shows good psychometric properties, although further validity studies are needed.
Contido em Estudos de psicologia (Natal). Vol. 17, n. 2 (maio/ago. 2012), p. 199-206.
Assunto Autopercepção
Competências transversais
Estudantes universitarios
[en] Assessment
[en] Higher education
[en] Professional education
[en] Transferable skills
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/98964
Arquivos Descrição Formato
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