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Convencionalidade na aquisição de verbos : estudo comparativo das análises dicotômicas e contínuas

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Convencionalidade na aquisição de verbos : estudo comparativo das análises dicotômicas e contínuas

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Título Convencionalidade na aquisição de verbos : estudo comparativo das análises dicotômicas e contínuas
Outro título Conventionality in verb acquisition : a comparative study of dichotomic and continuous analysis
Autor Rodrigues, Jaqueline de Carvalho
Tonietto, Lauren
Sperb, Tania Mara
Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta
Resumo A convencionalidade é um princípio pragmático da aquisição lexical que possibilita a adequação das palavras ao contexto. O objetivo deste estudo foi comparar dois tipos de análise – dicotômica e contínua – da convencionalidade dos verbos, obtidos por meio de uma tarefa de nomeação de ações composta por 17 vídeos breves, aplicada a 37 crianças com idades entre 2:0 e 3:0 e 43 crianças entre 3:1 e 4:5. Foram comparadas duas análises: (1) dicotômica – verbos classificados como não convencionais ou convencionais; e (2) contínua – escores entre 1 e 5, obtidos por escala likert. Os resultados mostraram que as duas formas de análise diferenciam os grupos etários, embora a análise contínua apresente vantagens, revelando mais detalhes do desenvolvimento do léxico de verbos.
Abstract Conventionality is a pragmatic principle of lexical acquisition which makes the adequacy of words to the context possible. The aim of this study was to compare dichotomic and continuous analysis in the classification of this pragmatic principle. The data were obtained by an actions naming task composed of 17 brief videos, applied to 37 children aged between 2:0 and 3:0 and 43 children aged between 3:1 and 4:5. Two analyses were compared: (1) dichotomic - verbs classified as non conventional or conventional; and (2) continuous, scores between 1 and 5, obtained using a Likert scale. The results showed that the two kinds of analysis distinguish the age groups, although the continuous analysis presents advantages, revealing more details about the verbs lexical development.
Contido em Psicologia : Teoria e Pesquisa. Brasilia. Vol. 28, n.1 (jan./mar. 2012), p.
Assunto Crianças
Desenvolvimento da linguagem
Psicolinguística
[en] Children
[en] Conventionality
[en] Lexical acquisition
[en] Likert scale
[en] Verbs
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/98965
Arquivos Descrição Formato
000859797.pdf (425.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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