Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRodrigues, Jaqueline de Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorTonietto, Laurenpt_BR
dc.contributor.authorSperb, Tania Marapt_BR
dc.contributor.authorPimenta, Maria Alice de Mattospt_BR
dc.date.accessioned2014-07-30T02:04:44Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn0102-3772pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98965pt_BR
dc.description.abstractA convencionalidade é um princípio pragmático da aquisição lexical que possibilita a adequação das palavras ao contexto. O objetivo deste estudo foi comparar dois tipos de análise – dicotômica e contínua – da convencionalidade dos verbos, obtidos por meio de uma tarefa de nomeação de ações composta por 17 vídeos breves, aplicada a 37 crianças com idades entre 2:0 e 3:0 e 43 crianças entre 3:1 e 4:5. Foram comparadas duas análises: (1) dicotômica – verbos classificados como não convencionais ou convencionais; e (2) contínua – escores entre 1 e 5, obtidos por escala likert. Os resultados mostraram que as duas formas de análise diferenciam os grupos etários, embora a análise contínua apresente vantagens, revelando mais detalhes do desenvolvimento do léxico de verbos.pt
dc.description.abstractConventionality is a pragmatic principle of lexical acquisition which makes the adequacy of words to the context possible. The aim of this study was to compare dichotomic and continuous analysis in the classification of this pragmatic principle. The data were obtained by an actions naming task composed of 17 brief videos, applied to 37 children aged between 2:0 and 3:0 and 43 children aged between 3:1 and 4:5. Two analyses were compared: (1) dichotomic - verbs classified as non conventional or conventional; and (2) continuous, scores between 1 and 5, obtained using a Likert scale. The results showed that the two kinds of analysis distinguish the age groups, although the continuous analysis presents advantages, revealing more details about the verbs lexical development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : Teoria e Pesquisa. Brasilia. Vol. 28, n.1 (jan./mar. 2012), p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt_BR
dc.subjectConventionalityen
dc.subjectLexical acquisitionen
dc.subjectPsicolinguísticapt_BR
dc.subjectVerbsen
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.subjectLikert scaleen
dc.titleConvencionalidade na aquisição de verbos : estudo comparativo das análises dicotômicas e contínuaspt_BR
dc.title.alternativeConventionality in verb acquisition : a comparative study of dichotomic and continuous analysisen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000859797pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples