Repositório Digital

A- A A+

Violência e desenvolvimento sustentável : o papel da universidade

.

Violência e desenvolvimento sustentável : o papel da universidade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Violência e desenvolvimento sustentável : o papel da universidade
Outro título Violence and Sustainable Development : the role of the university
Autor Zottis, Graziela Aline Hartmann
Cunha, Lucas de Lima e
Krebs, Lisandra Fachinello
Algeri, Simone
Flores, Renato Zamora
Resumo Este é um trabalho de natureza ensaística, resultado de reflexões sobre o desenvolvimento sustentável e a sua conexão com as ações de extensão universitárias e a violência. Discute as quatro dimensões básicas do desenvolvimento sustentável – a ética, a temporal, a social e a prática – e os princípios éticos da sustentabilidade, necessários para uma cultura de paz. Propõe uma nova práxis universitária, em que a departamentalização da instituição seja repensada a fim de abrir espaço para a construção de um ambiente de atuação transdisciplinar, formador de profissionais preparados para um futuro sustentável. Apresenta um serviço da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que, por meio da ação de extensão Projeto Proteger, estuda o comportamento violento e age para diminuir efetivamente a violência. Conclui que é papel da universidade formar profissionais em compasso com os valores do desenvolvimento sustentável, preparados para agir de forma ética e responsável com os recursos naturais e humanos, capazes de entender e interagir com a complexidade de problemas como a pobreza, as desigualdades sociais e a violência, que ameaçam os direitos humanos e as futuras gerações.
Abstract This paper is an essay that resulted from reflections on sustainable development and its connections with university extension programs and violence. The paper discusses the four extents of sustainable development – ethical, temporal, social, and practical – and the ethical principles of sustainability, essential for a culture of peace. It proposes a new praxis in the university to reevaluate the institution departmentalization, in order to open space for the construction of a cross-disciplinary environment which will produce graduates prepared for a sustainable future. It introduces an extension program of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), which studies violent behavior and acts to decrease the problem effectively. The work concludes that it is the university’s role to educate professionals according to sustainable development values, prepared to act in an ethical and responsible way concerning natural and human resources, capable of understanding and interacting with the complexity of problems such as poverty, social inequities and violence, which threaten human rights and the future generations.
Contido em Saúde e sociedade. São Paulo. Vol. 17, n. 3 (jul./set. 2008), p. 33-41
Assunto Desenvolvimento sustentável : Violência
Projeto Proteger.
[en] Social sustainability
[en] Sustainable development
[en] Universities
[en] Violence
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/99078
Arquivos Descrição Formato
000680987.pdf (97.06Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.