Repositório Digital

A- A A+

Gas chromatography and photoacoustic spectroscopy for the assessment of soil greenhouse gases emissions

.

Gas chromatography and photoacoustic spectroscopy for the assessment of soil greenhouse gases emissions

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gas chromatography and photoacoustic spectroscopy for the assessment of soil greenhouse gases emissions
Outro título Cromatografia gasosa e espectroscopia fotoacústica para avaliação das emissões de gases de efeito estufa do solo
Autor Nicoloso, Rodrigo da Silveira
Bayer, Cimelio
Denega, Genuir Luis
Oliveira, Paulo Armando Victória de
Higarashi, Martha Mayumi
Corrêa, Juliano Corulli
Lopes, Letícia dos Santos
Abstract As avaliações das emissões de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) do solo são fundamentais para a determinação do potencial de práticas agrícolas em mitigar o aquecimento global. Este estudo avaliou a espectroscopia fotoacústica (EFA) para a determinação dos fluxos de gases de efeito estufa (GEE) do solo em comparação com o método padrão de cromatografia gasosa (CG). Dois experimentos de longa duração com diferentes sistemas de preparo do solo e rotação de culturas sobre um Argissolo foram avaliados usando câmaras estáticas. As medidas das concentrações de CO2 e N2O realizadas por EFA mostraram boa correlação e linearidade (R2=0,98 e 0,94; respectivamente) com os resultados de CG. Entretanto, as medidas de CH4 foram significativamente afetadas pela umidade da amostra de ar que interferiu na detecção do CH4 por EFA. A superestimativa das concentrações de CO2 e N2O nas amostras analisadas por EFA (14,6 e 18,7%; respectivamente) também foram relacionadas com o conteúdo de umidade da amostra. Os fluxos de CO2 e N2O mostraram boa correlação entre os métodos (R2=0,96 e 0,95; respectivamente), apesar da superestimativa dos fluxos determinados por EFA ter sido de 18,6 e 13,6% em relação aos resultados obtidos por CG, respectivamente. A EFA mostrou boa sensibilidade e foi capaz de detectar fluxos de CO2 e N2O tão baixos quanto 332mg CO2 m-2 h-1 and 21μg N2O m-2 h-1. A calibração detalhada do analisador fotoacústico para reduzir a interferência da umidade das amostras nas medidas das concentrações de CO2, CH4 e N2O deve ser realizada a fim de evitar superestimativa ou erro na determinação dos fluxos de GEE do solo.
Contido em Ciência rural. Santa Maria. Vol. 43, n. 2 (fev. 2013), p. 262-269
Assunto Plantio convencional
Plantio direto
[en] Conventional tillage
[en] Cover crops
[en] INNOVA 1412
[en] No-tillage
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/99319
Arquivos Descrição Formato
000918498.pdf (1.241Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.