Repositório Digital

A- A A+

O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços

.

O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviços
Outro título The effect of signaling quality in a service context
Autor Solalinde Zaldívar, Gabriela Patricia
Santos, Cristiane Pizzutti dos
Resumo A teoria da sinalização afirma que os sinais são ações que a empresa pode realizar para transmitir informações sobre a qualidade dos seus produtos. Este trabalho busca ampliar o conhecimento existente sobre sinalização de qualidade ao estendê-lo ao setor de serviços, através da investigação de dois sinalizadores de qualidade: o preço e a responsividade. O controle comportamental percebido, entendido como a percepção do indivíduo sobre sua habilidade para realizar um comportamento, é proposto como moderador da relação entre as variáveis sinalizadoras e a qualidade percebida. Foram conduzidos dois estudos experimentais de desenho fatorial e intersujeitos para se testar as hipóteses formuladas com base na literatura. Os resultados de ambos os experimentos demonstram que a sinalização de qualidade através das variáveis preço e responsividade afetam a qualidade percebida. O segundo estudo suporta a hipótese envolvendo a moderação do controle comportamental percebido na relação entre a variável sinalizadora preço e a qualidade percebida, mas não entre responsividade e qualidade percebida. Esses resultados e as implicações encontradas são finalmente discutidos no capítulo de considerações finais.
Abstract Signaling theory states that signals are firms’ actions that communicate information about the quality of a product. The main purpose of this research is to investigate the effect of signal quality in a service context, through the investigation of the signaling effects of price and responsiveness in a service context. Perceived behavior control, regarded as an individual's perception of the ability to perform a behavior, was proposed as a moderator between signaling variables and perceived quality. Two experimental studies with factorial and inter-subject designs were conducted in order to test the hypotheses formulated from the literature review. Results from both experiments show that signaling quality through price and responsiveness can affect perceived quality. The second experiment supports the hypothesis of perceived behavior control moderation between price as a signaling variable and perceived quality, but not between responsiveness and perceived quality. These results and their implications are discussed in the final section of the paper.
Contido em Revista de administracao contemporanea. Rio de Janeiro. Vol. 18, n. 3 (maio./jun. 2014), p. 261-284
Assunto Comportamento do consumidor
Compras
Qualidade de servicos
Serviços
[en] Perceived behavior control
[en] Price
[en] Responsiveness
[en] Signaling quality
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/99413
Arquivos Descrição Formato
000921680.pdf (264.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.