Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSolalinde Zaldívar, Gabriela Patriciapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Cristiane Pizzutti dospt_BR
dc.date.accessioned2014-08-09T02:11:58Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1415-6555pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/99413pt_BR
dc.description.abstractA teoria da sinalização afirma que os sinais são ações que a empresa pode realizar para transmitir informações sobre a qualidade dos seus produtos. Este trabalho busca ampliar o conhecimento existente sobre sinalização de qualidade ao estendê-lo ao setor de serviços, através da investigação de dois sinalizadores de qualidade: o preço e a responsividade. O controle comportamental percebido, entendido como a percepção do indivíduo sobre sua habilidade para realizar um comportamento, é proposto como moderador da relação entre as variáveis sinalizadoras e a qualidade percebida. Foram conduzidos dois estudos experimentais de desenho fatorial e intersujeitos para se testar as hipóteses formuladas com base na literatura. Os resultados de ambos os experimentos demonstram que a sinalização de qualidade através das variáveis preço e responsividade afetam a qualidade percebida. O segundo estudo suporta a hipótese envolvendo a moderação do controle comportamental percebido na relação entre a variável sinalizadora preço e a qualidade percebida, mas não entre responsividade e qualidade percebida. Esses resultados e as implicações encontradas são finalmente discutidos no capítulo de considerações finais.pt_BR
dc.description.abstractSignaling theory states that signals are firms’ actions that communicate information about the quality of a product. The main purpose of this research is to investigate the effect of signal quality in a service context, through the investigation of the signaling effects of price and responsiveness in a service context. Perceived behavior control, regarded as an individual's perception of the ability to perform a behavior, was proposed as a moderator between signaling variables and perceived quality. Two experimental studies with factorial and inter-subject designs were conducted in order to test the hypotheses formulated from the literature review. Results from both experiments show that signaling quality through price and responsiveness can affect perceived quality. The second experiment supports the hypothesis of perceived behavior control moderation between price as a signaling variable and perceived quality, but not between responsiveness and perceived quality. These results and their implications are discussed in the final section of the paper.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de administracao contemporanea. Rio de Janeiro. Vol. 18, n. 3 (maio./jun. 2014), p. 261-284pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectServiçospt_BR
dc.subjectSignaling qualityen
dc.subjectCompraspt_BR
dc.subjectPriceen
dc.subjectQualidade de serviçospt_BR
dc.subjectResponsivenessen
dc.subjectPerceived behavior controlen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleO efeito da sinalização de qualidade no contexto de serviçospt_BR
dc.title.alternativeThe effect of signaling quality in a service context en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000921680pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples