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Parâmetros cinemáticos e temporais da habilidade de alcançar para pegar crianças com desordem coordenativa desenvolvimental (DCD)

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Parâmetros cinemáticos e temporais da habilidade de alcançar para pegar crianças com desordem coordenativa desenvolvimental (DCD)

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Título Parâmetros cinemáticos e temporais da habilidade de alcançar para pegar crianças com desordem coordenativa desenvolvimental (DCD)
Autor Ramos, Marines
Orientador Petersen, Ricardo Demetrio de Souza
Data 2002
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Assunto Comportamento motor
Coordenação motora
Resumo Diferentes tipos de análise da habilidade de alcançar para pegar têm sido conduzidas no intuito de melhor compreender as características motoras observáveis e os mecanismos internos subjacentes à coordenação e controle desse movimento. Neste sentido, o presente estudo objetivou analisar a organização cinemática e temporal da habilidade de alcançar para pegar uma bola em crianças com DCD em duas velocidades distintas (V1= (1,14 ± 0,03) m/s e a V2 = (1,57 ± 0,04) m/s). A amostra foi constituída por 20 crianças de ambos os sexos (10 sem DCD e 10 com DCD). A faixa etária em média do grupo sem DCD foi de 109,6 meses e para o grupo com DCD 122,5 meses. A análise do movimento foi realizada a partir da identificação do tempo para o início do movimento, e dos parâmetros cinemáticos e temporais relacionados aos componentes de transporte e manipulativo. Cada criança realizou três tentativas, em cada velocidade, as quais foram registradas a partir de um sistema de vídeo 3D Peak-Performance e um cronômetro digital. Os resultados indicaram que o grupo de crianças com DCD apresentou um Tempo de Início de Movimento (TIM) mais longo que o grupo sem DCD em ambas as velocidades. A análise entre os grupos revelou diferenças somente no componente de transporte na V1, na qual o grupo com DCD apresentou um Tempo para alcançar o Pico de Velocidade (TPV) mais longo que o grupo sem DCD. Tais evidências sugerem que os déficits identificados nas crianças com DCD podem estar relacionados a uma necessidade de mais tempo para programação da resposta, bem como a execução de movimentos mais lentos na fase inicial do transporte da mão para pegar a bola. A busca da compreensão dos mecanismos responsáveis por tal desordem, nos oferece subsídios para um futuro trabalho de intervenção com crianças que apresentam a DCD.
Abstract Different analyses of the reach to grasp movement have been conducted aiming the understanding of the comprehend the observed motor characteristics and the mechanisms underlying of the movement coordination and control. The aim of this study was to analyze the cinematic and temporal organization of the reach to grasp a moving ball, in children with DCD, in two different velocities (V1= (1,14 ± 0,03) m/s and V2 = (1,57 ± 0,04) m/s). The movement analysis was conducted with the identification of the time of movement initiation and the cinematic and temporal parameters related to the transport and manipulative components. Each child performed three trials, in each velocity, recorded by a 3D video system Peak Performance and one digital chronometer. The results showed that the DCD children were slower in the movement initiation time than the children without DCD, in both velocities. The inter-groups analysis reveled differences only in the transport component, in the V1, where the DCD group presented the time to reaching peak velocity longer than the group without DCD. These evidences suggest that the deficits identified in children with DCD may be related with a necessity of the longer time to program the response, as well the slower movement execution in the early phase of the hand transportation to grasp a ball. The understanding of the responsible mechanisms for such disorder, offer us background for a future work of the intervention with DCD children.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/9972
Arquivos Descrição Formato
000430540.pdf (499.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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