Repositório Digital

A- A A+

Gestão do conhecimento como estrátegia de negócios para uma empresa do setor metalúrgico : um estudo de caso

.

Gestão do conhecimento como estrátegia de negócios para uma empresa do setor metalúrgico : um estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gestão do conhecimento como estrátegia de negócios para uma empresa do setor metalúrgico : um estudo de caso
Autor Angonezi, Alexandre
Orientador Vargas, Lilia Maria
Data 2006
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Aprendizagem organizacional
Estratégias de negócios
Estudo de caso
Gestão do conhecimento
Metalurgia
Resumo No novo cenário a que as organizações estão submetidas, de valorização dos ativos intangíveis e da inovação como premissa de continuidade das empresas, a gestão do conhecimento tem se configurado como uma estratégia importante para a sustentação de vantagem competitiva. Este trabalho de pesquisa aborda o tema Gestão do Conhecimento a partir de um estudo de caso, adotando a metodologia proposta pelos autores, Muñoz-Seca e Riverola (2004), para diagnosticar conhecimentos e traduzi-los como competências da organização. Procura, ainda, identificar lacunas de conhecimentos que complementariam a carteira de ativos da organização estudada, visando melhorar seu posicionamento estratégico. Por fim, apresenta-se uma análise das estratégias de gestão do conhecimento encontradas e sua relação com os conteúdos teóricos propostos pelos principais autores do tema estudados neste trabalho.
Abstract In the new scenario of improvement of the intangible assets and of innovation as premise to the companies continuity, through which the organizations are submitted, the knowledge management is becoming an important strategy for the competitive advantage maintenance. This research talks develops Knowledge Management theme, based on a case study, indorsing the methodology proposed by the authors Muñoz-Seca e Riverola (2004), in order to diagnoses knowledges and translate them as organizational competences. Identify knowledge gaps that would complement the whole knowledge portfolio for the organization, aiming to enhance its strategic position. Presenting an analysis of the knowledge management strategy and its relation with the theorist content proposed by the main authors of the present issue.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/9990
Arquivos Descrição Formato
000558974.pdf (229.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.