Repositório Digital

A- A A+

Educação Física Escolar, Projetos Esportivos e Jogos Escolares: aproximações, distanciamentos, e desdobramentos

.

Educação Física Escolar, Projetos Esportivos e Jogos Escolares: aproximações, distanciamentos, e desdobramentos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação Física Escolar, Projetos Esportivos e Jogos Escolares: aproximações, distanciamentos, e desdobramentos
Autor Rezende, Letícia de Queiroz
Teixeira, Ketly Magalhães
Souza, Luís César de
Data 2009
Assunto Educação
Educação Física
Escola
Esporte
Governo Federal
Jogos escolares
Programa Segundo Tempo
Universidade Federal de Goiás
Resumo Esse trabalho se constitui numa pesquisa do Programa de Bolsas de Licenciatura da Universidade Federal de Goiás (PROLICEN 2009) e investiga a relação que se estabelece entre os Jogos Escolares, particularmente os Jogos Estudantis do Estado de Goiás e as Olimpíadas Escolares do Ministério do Esporte; os projetos de fomento ao esporte, particularmente o Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, e o Programa de Atividades Complementares da Secretaria Estadual de Educação; e a educação física enquanto componente curricular da educação básica. Nossa suspeita é que os projetos esportivos e os jogos escolares têm influenciado a educação física escolar no sentido de obstacularizar o desenvolvimento de uma prática pedagógica que se submeta aos princípios da inclusão escolar. Assim, a expectativa gerada por professores, alunos e, quiçá, pela escola como um todo, em relação à sua participação com êxito em Jogos Escolares organizados sob o formato competitivo e seletivo, tem implicado na priorização do esporte como conteúdo único dessa disciplina. Nossa perspectiva é que a educação física escolar deve tratar de conhecimentos relacionados à cultura corporal, o que implica que o esporte se constitua como “um” possível conteúdo a ser trabalhado. Essa pesquisa, prevista para dois anos, contempla nessa primeira etapa levantamento bibliográfico e pesquisa documental, bem como análise da legislação, de diretrizes e de ações governamentais à luz das perspectivas críticas da área de educação física.
Descrição Trabalho apresentado durante o XXV Congresso Nacional de Educação, realizado em Jataí/GO. O documento integra o acervo institucional do Programa Segundo Tempo/Ministério do Esporte.
Acervo Programa Segundo Tempo
Dimensão 3 f.
Tipo Trabalho completo publicado em evento
URI http://hdl.handle.net/10183/40837
Arquivos Descrição Formato
anais xxv conade.pdf (30.32Kb) Resumo expandido em PDF Adobe PDF Thumbnail

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.