Repositório Digital

A- A A+

A aplicação do esporte escolar, jogos e recreação, a partir do Programa SegundoTempo, como instrumentos para minimizar e conter atitudes violentas, indisciplina e acidentes durante o recreio dos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas do município de Fortaleza

.

A aplicação do esporte escolar, jogos e recreação, a partir do Programa SegundoTempo, como instrumentos para minimizar e conter atitudes violentas, indisciplina e acidentes durante o recreio dos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas do município de Fortaleza

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A aplicação do esporte escolar, jogos e recreação, a partir do Programa SegundoTempo, como instrumentos para minimizar e conter atitudes violentas, indisciplina e acidentes durante o recreio dos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas do município de Fortaleza
Autor Carolino, Henrique Carlos
Santos, Claudia Maria Goulart dos (orientadora)
Data 2006-05
Assunto Bullying
Educação
Esporte
Fortaleza, CE
Jogos e Brincadeiras
Programa Segundo Tempo
Violência
Resumo Este trabalho monográfico tenta demonstrar que o recreio escolar (intervalo entra as aulas) nas escolas públicas do município de Fortaleza, estado do Ceará, Brasil, pode ser melhorado em qualidade pedagógica, diminuído de incidências de ocorrências disciplinares (bullying), acidentes e outros fatos provocados por atitudes comportamentais dos alunos. Observa-se que durante esse período os alunos ficam normalmente sem supervisão e sem atividades direcionadas, o que naturalmente provoca aquelas ocorrências e problemas de indisciplina. Após a aplicação de um programa chamado Recreio Dirigido em 5 (cinco) escolas públicas, verificou-se que o índice de bullying e de acidentes nesse horário diminuiu drasticamente, em mais de 57%, o que fez com que esse Programa integrasse a partir de então o Plano de Desenvolvimento da Escola. Conclui-se, portanto, que na medida em que os alunos são incentivados a prática esportiva e recreativa dirigida e planejada no horário do recreio escolar, os índices de indisciplina, acidentes, violências e outras ocorrências tendem a diminuir trazendo maior aproveitamento educacional para os mesmos.
Descrição Monografia apresentada no curso de Especialização em Esporte Escolar no Centro de Ensino à Distância da Universidade de Brasília, em 2006. O documento integra o acervo institucional do Programa Segundo Tempo/Ministério do Esporte.
Acervo Programa Segundo Tempo
Dimensão 47 f.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/40835
Arquivos Descrição Formato
monografia henrique carolino.pdf (601.2Kb) Monografia completa em PDF Adobe PDF Thumbnail

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.