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dc.contributor.authorPereira, Jhones Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, Paulo Henrique (orientador)pt_BR
dc.date.accessioned2012-05-15T17:12:54Z
dc.date.available2012-05-15T17:12:54Z
dc.date.issued2006-05-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/40846
dc.descriptionMonografia apresentada no Curso de Especialização do centro de Edcuação à distância da Universidade de Brasília em 02 de maio de 2006. O documento integra o acervo institucional do Programa Segundo Tempo/Ministério do Esporte.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa mostra a importância da inserção do Programa Segundo Tempo na revitalização dos jogos tradicionais das crianças Baré, da Comunidade Indígena Terra Preta - Manaus/ Amazonas. Analisa a forma como o Programa pode contribuir para a inclusão social dessas crianças em esportes não tradicionais praticados por determinada comunidade. Aborda a relevância de se revitalizar e manter os jogos tradicionais desse povo, como forma de contribuir para a preservação dos saberes milenares indígenas; além de proporcionar às crianças e adultos, constante divertimento e convívio social prazeroso e harmonioso. A condução metodológica da investigação partiu da análise de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, cujas técnicas de pesquisa foram: roteiro aberto (questionário) de entrevista; observação participante e o registro de observações a respeito do cotidiano da comunidade. Para registrar os dados coletados foram utilizados os seguintes instrumentos: gravador e diário de campo. A escolha desses instrumentos foi um indicativo da comunidade Baré, que demonstrou uma certa preocupação, em não poder contribuir para o teor desta, por não dominarem muito bem a escrita. Este trabalho apresenta uma abordagem histórica do Povo Baré, enfocando o lúdico indígena, os jogos tradicionais e não tradicionais da etnia e a inclusão social que o Programa Segundo Tempo poderá abranger. Os resultados evidenciam que o Programa Segundo Tempo, em articulação com as comunidades indígenas, pode contribuir para a revitalização do patrimônio material e imaterial dos Povos Indígenaspt_BR
dc.format.medium69 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrograma Segundo Tempopt_BR
dc.subjectJogos indígenaspt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectManaus, AMpt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleEducação Física Escolar Indígena: o Programa Segundo Tempo e sua importância na revitalização dos jogos tradicionais das crianças do povo Baré na Escola Municipal de Terra Preta- Rio Negro – Manaus/ Amazonaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.description.origemDoaçãopt_BR
dc.description.originPrograma Segundo Tempopt_BR
dc.description.vinculoufrgsNãopt_BR


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