Repositório Digital

A- A A+

Iniciação Esportiva no Programa Segundo Tempo: perspectivas teóricas, reflexões e proposta metodológica para os fundamentos do basquetebol

.

Iniciação Esportiva no Programa Segundo Tempo: perspectivas teóricas, reflexões e proposta metodológica para os fundamentos do basquetebol

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Iniciação Esportiva no Programa Segundo Tempo: perspectivas teóricas, reflexões e proposta metodológica para os fundamentos do basquetebol
Autor Sousa, Marlus Alexandre
Venditti Júnior, Rubens
Data 2009
Assunto Basquetebol
Educação
Educação Física
Esporte
Iniciação esportiva
Programa Segundo Tempo
Valores
Resumo Nesse estudo, apresentamos uma linha da pedagogia do esporte escolar, ressaltando discussões acerca de referenciais metodológicos para profissionais que atuam no “Programa Segundo Tempo”, proporcionando um desenvolvimento harmônico e global para os alunos inseridos no programa. Relacionamos o campo de atuação da pedagogia do esporte com o ensino da modalidade basquetebol, utilizando-se como principal instrumento o jogo, servindo como ferramenta de ensino através de suas características lúdicas. Na proposta apresentada no estudo, apontamos à necessidade que os professores do “Programa Segundo Tempo” criem mecanismos para a transmissão de valores éticos, sociais e morais que devem ser ensinados através das várias possibilidades que o ambiente esportivo proporciona. Acreditamos em propostas pedagógicas que atinjam professores e alunos, auxiliando os primeiros no processo de constantes e variados estímulos no desenvolvimento global (não apenas motor, mas também cognitivo e sócioafetivo) dos segundos. Segundo Balbino (2001), de forma generalizada, a prática esportiva orienta para o desenvolvimento no aspecto físico, a escola no aspecto mental, a família e as amizades nos aspectos emocionais e sociais. Assim sendo, este estudo poderia auxiliar na vivência e prática, principalmente da modalidade basquetebol, no desenvolvimento de valores e na construção de metáforas que estabeleçam relações entre o esporte e a vida – meta fundamental da educação moderna.
Descrição Artigo publicado na Revista Movimento & Percepção, Espirito Santo do Pinhal/SP, v. 10, n. 14, jan./jun. 2009, p. 94-121. O documento integra o acervo institucional do Programa Segundo Tempo/Ministério do Esporte.
Acervo Programa Segundo Tempo
Dimensão 27 f.
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/40850
Arquivos Descrição Formato
revista mov e percepção.pdf (191.9Kb) Atigo completo em PDF Adobe PDF Thumbnail

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.