Navegação por Autor "Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas"
Resultados 21-40 de 49
-
A inclusão chega ao III ciclo-Avanços e impasses nos processos de socialização e aprendizagem
Ramos, Carolina Lehnemann; Rodrigues, Maria Bernadette Castro; Dalla, Maria Isabel Habckost; Souza, Nádia Geisa Silveira de (2009) [Resumo publicado em evento] -
A inclusão chega ao III ciclo – Avanços e impasses nos processos de socialização e aprendizagens detectados
Grösz, Mariele (2015) [Resumo publicado em evento] -
Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história
Hickmann, Roseli Inês; Dalla Zen, Maria Isabel Habckost; Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas (2014) [Artigo de periódico]O presente estudo buscou analisar uma experiência metodológica no ensino de História, a partir do processo de intervenção compartilhada numa sala de aula inclusiva, desenvolvida numa Escola Municipal de Porto Alegre, RS, ... -
Jovens aprendizes contemporâneos : "eu acredito é na rapaziada" - problematizando o programa de aprendizagem profissional
Rockenbach, Danielle Schio Romeiro (2015) [Dissertação]O Programa de Aprendizagem Profissional - Jovem Aprendiz – foco deste estudo, oferece qualificação e trabalho para jovens visando proporcionar-lhes formação técnico-profissional na área do comércio de bens, serviços e ... -
O laboratório de aprendizagem do unialfas do Colégio de Aplicação da UFRGS e suas práticas : enfrentando o ‘fantasma’ do insucesso
Ramos, Carolina Lehnemann (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo objetivou analisar concepções e práticas pedagógicas assim como o funcionamento do Laboratório de Aprendizagem do projeto Unialfas do CAp/UFRGS. Teve como suporte teórico, prioritariamente, estudos de Perrenoud ... -
Meninas (mal) comportadas : posturas e estranhamentos em uma escola pública de periferia
Vargas, Juliana Ribeiro de (2008) [Dissertação]Esta dissertação tem como objetivo apresentar e problematizar posturas e posicionamentos de um grupo de alunas de uma turma de quinta série de uma escola pública da periferia de Porto Alegre. Com idades entre onze e treze ... -
Narrativas de professores sobre avaliação diferenciada ? um estudo acerca da Docência Compartilhada
Reis, Julia Milani (2012) [Resumo publicado em evento] -
“Nossos antepassados eram africanos, então somos negros também!” : as intervenções pedagógicas na promoção das relações etnicorraciais e na constituição das identidades discentes
Ramos, Tanise Müller (2014) [Tese]A presente tese tem como objetivo apresentar, problematizar e discutir as implicações da inclusão do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, em face da obrigatoriedade trazida pela lei 10.639/2003, nas ... -
A perspectiva da educação integral em uma escola para todos e para cada um
Pacheco, Suzana Moreira (2014) [Tese]O presente estudo, intitulado A perspectiva da Educação integral em uma escola para todos e para cada um, tem como objetivo compreender as bases de um projeto político e pedagógico, desenvolvido em uma escola pública ... -
Pesquisa : desenvolvendo aprendizagens de investigação
Piccoli, Luciana; Junqueira, Heloisa; Rodrigues, Maria Bernadette Castro; Dalla Zen, Maria Isabel Habckost; Hickmann, Roseli Inês; Chies, Viviane Machado (2003) [Resumo publicado em evento] -
Políticas de inclusão : turmas de progressão em estudo
Santos, Tatiane Matheus dos; Rodrigues, Maria Bernadette Castro; Junqueira, Heloisa; Costa, Luciana Piccoli da; Klovan, Cristiane Figueiró; Dalpiaz, Alexandra da Silva Santos (2004) [Resumo publicado em evento] -
Políticas de inclusão : turmas de progressão em estudo
Chies, Viviane Machado; Rodrigues, Maria Bernadette Castro; Dalla Zen, Maria Isabel Habckost; Junqueira, Heloisa; Hickmann, Roseli Inês (2003) [Resumo publicado em evento] -
Políticas de inclusão : turmas de progressão em estudo
Chies, Viviane Machado; Rodrigues, Maria Bernadette Castro; Junqueira, Heloisa; Hickmann, Roseli Inês; Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas (2002) [Resumo publicado em evento] -
Políticas de inclusão : turmas de progressão em questão
Meurer, Paula Andreia; Antoniello, Taís da Silva; Rodrigues, Maria Bernadette Castro; Fortuna, Tânia Ramos; Junqueira, Heloisa; Hickmann, Roseli Inês; Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas (2000) [Resumo publicado em evento] -
Processos de inclusão, disciplinamento e subjetivação na construção da categoria social aluno
Sonntag, Sarah Louise; Rodrigues, Maria Bernadette Castro; Traversini, Clarice Salete; Soares, Tatiani Prestes; Veiga, Lisandra da (2007) [Resumo publicado em evento] -
Processos de inclusão e docência compartilhada no III ciclo
Traversini, Clarice Salete; Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas; Rodrigues, Maria Bernadette Castro; Dalla Zen, Maria Isabel Habckost; Souza, Nádia Geisa Silveira de (2012) [Artigo de periódico]O artigo analisa a implementação do Projeto de Docência Compartilhada em duas escolas cicladas municipais de Porto Alegre/RS, destacando seus limites e possibilidades. O estudo inscreve-se na perspectiva dos Estudos ... -
Processos de inclusão, subjetivação e disciplinamento na construção da categoria social aluno
Sonntag, Sarah Louise; Rodrigues, Maria Bernadette Castro; Traversini, Clarice Salete; Correa, Sarah Paim (2006) [Resumo publicado em evento] -
A produção de materiais didáticos para uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental
Melo, Camila Alves de (2013) [Resumo publicado em evento] -
Programa escola aberta : espaço de inclusão, socialização e disciplinamento de jovens da periferia urbana no município de Alvorada/RS
Santos, Tatiane Matheus dos (2011) [Dissertação]Esta Dissertação tem como objetivo visibilizar as práticas propostas pelo Programa Escola Aberta, em uma escola estadual no município de Alvorada/RS, para atender a comunidade e, preferencialmente, os jovens daquela ... -
O que ouço me conduz e me produz? a constituição de feminilidades de jovens contemporâneas no espaço escolar da periferia
Vargas, Juliana Ribeiro de (2015) [Tese]Esta tese tem como objetivo visibilizar e problematizar a operacionalidade de determinados discursos na constituição de subjetividades de um grupo de jovens contemporâneas, com idades entre treze e quinze anos, estudantes ...