Navegação por Autor "Búrigo, Elisabete Zardo"
Resultados 21-40 de 49
-
Joana Bender, educadora matemática
Búrigo, Elisabete Zardo (2022) [Capítulo de livro] -
Máquinas e números : traduções de Nicole Picard em Porto Alegre nos anos 1970
Búrigo, Elisabete Zardo; Rosa, Nícolas Giovani da (2021) [Artigo de periódico]O artigo tem como foco leituras, traduções e citações de textos de Nicole Picard realizadas por professoras do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, nos anos 1960 e 1970. As traduções são interpretadas ... -
Máquinas : traduções e ideias de Nicole Picard no laboratório de matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha
Rosa, Nícolas Giovani da; Búrigo, Elisabete Zardo (2020) [Trabalho completo publicado em evento] -
Matemática e sementes : articulação de saberes em uma escola multisseriada do litoral norte do Rio Grande do Sul
König, Alice Trisch (2019) [Dissertação]Este texto apresenta um relato e uma discussão de uma prática curricular que articulou saberes matemáticos escolares e estudo de sementes crioulas, em uma turma de quinto e sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola ... -
Matemática moderna no jardim de infância: um estudo com documentos do acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha
Souza, Jenifer de; Búrigo, Elisabete Zardo (2022) [Trabalho completo publicado em evento] -
Materiais manipuláveis : constituindo uma coleção digital a partir do acervo de um laboratório de matemática
Lacerda, Matheus Centa de; Búrigo, Elisabete Zardo (2023) [Trabalho completo publicado em evento] -
Memorização e compreensão : aulas de matemática na Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960
Rosa, Nícolas Giovani da (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho situa-se no campo de pesquisa em História da Educação Matemática e tem como objetivo reconstituir traços das aulas de matemática da Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960, a partir de memórias e ... -
Mulheres matemáticas brasileiras : conversas sobre desafios na carreira profissional
Postiglione, Suzi Darlei Luz (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]O trabalho tem como motivação o estudo sobre as mulheres matemáticas brasileiras, de modo a entender se existe discriminação de gênero, se sofrem preconceito por serem mulheres, saber das suas contribuições para a matemática. ... -
Narrativas docentes sobre o ensino de geometria nas salas de aula
Patussi, Carlos Eduardo (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como objetivo analisar como os professores veem as próprias práticas de ensino de Geometria nos anos finais do ensino fundamental, por meio da exploração das narrativas de quatro professores experientes ... -
Negociações de sentidos na educação matemática de jovens e adultos : a escuta de uma sala de aula
Coutinho, Marluce Albring (2019) [Dissertação]Esta dissertação apresenta uma investigação sobre negociações de sentidos e de significados matemáticos envolvidas no estudo das operações aritméticas básicas da matemática - adição, subtração, multiplicação e divisão - ... -
Oficinas para divulgação de uma coleção digital : a contribuição de acervos escolares para o ensino de Matemática
Souza, Jenifer de (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho situa-se no campo da História da Educação Matemática e consiste em uma investigação sobre as contribuições de acervos escolares quanto aos saberes matemáticos focados na formação de professores que ensinam ... -
Um olhar historiográfico para os registros de aulas de matemática em um caderno escolar de 1998
Silva, Mayara Becker Oliveira da (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho trata de uma investigação sobre um caderno escolar de matemática de 1998. Caderno que pertenceu a um aluno de sétima série do Ensino Fundamental de uma escola particular em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O ... -
Um olhar para o cotidiano dos alunos de um 6° ano do ensino fundamental : reflexões sobre o evento “Show de Talentos” e as aulas de matemática
Bitencourt, Agner Lopes; Fioreze, Leandra Anversa; Búrigo, Elisabete Zardo (2021) [Capítulo de livro] -
Passeios para desenhar, costurar e pensar : história do ensino de geometria e seus parceiros
Búrigo, Elisabete Zardo (2021) [Resenha] -
Personagens do IME - Instituto de Matemática e Estatística
Gutierrez, Ana Lérida Pacheco; Búrigo, Elisabete Zardo; Oliveira, Elismar da Rosa (UFRGS, 2022) [Livro] -
Potências de uma coleção digital na formação de professores que ensinam matemática
Souza, Jenifer de; Búrigo, Elisabete Zardo (2023) [Trabalho completo publicado em evento] -
Programa Institucional de Iniciação à Docência - Matemática
Cordoni, Sara Oppermann; Cardoso, Maria Luiza dos Santos; Bagatini, Alessandro; Collares, Bruno Marques; Marques, Francielle da Silva; Silva, Patrícia Lima da; Tonet, Vanessa Girelli; Kettermann, Fernanda Michele; Camargo, Gabriel Dummer; Fietz, Henrique Moura (2009) [Resumo publicado em evento] -
Programa Institucional de Iniciação à Docência - Matemática
Cordoni, Sara Oppermann; Moelwald, Francisco Egger; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Búrigo, Elisabete Zardo; Gravina, Maria Alice; Cardoso, Maria Luiza dos Santos; Bagatini, Alessandro; Collares, Bruno Marques; Marques, Francielle da Silva; Silva, Patrícia Lima da; Tonet, Vanessa Girelli; Kettermann, Fernanda Michele; Camargo, Gabriel Dummer; Fietz, Henrique Moura (2009) [Resumo publicado em evento] -
Quando os números falam mais alto : imposições, consentimentose contestações ao reducionismo curricular
Búrigo, Elisabete Zardo (2021) [Artigo de periódico]As políticas curriculares que atribuem centralidade à Matemática e a Língua Portuguesa sãoreforçadasem tempos de pandemia. Otexto busca retraçar os caminhos pelos quais essa centralidade vemsendo imposta e legitimada, e ... -
Quem são os formadores de professores que ensinam matemática no Rio Grande do Sul?
Perlin, Patrícia; Búrigo, Elisabete Zardo (2021) [Artigo de periódico]O artigo apresenta uma proposta de pesquisa sobre formadores de professores que ensinam Matemática no Rio Grande do Sul. Reflexões sobre formação de professores e debates realizados em fóruns da Sociedade Brasileira de ...