Navegação por Autor "Búrigo, Elisabete Zardo"
Resultados 1-20 de 49
-
Análises Comparativas de Provas do Cálculo Diferencial Com Provas do PREI da UFRGS
Oliveira, Fernando Rodrigues de; Búrigo, Elisabete Zardo; Doering, Luisa Rodríguez (2010) [Resumo publicado em evento] -
Aprender a ensinar : memórias de professoras normalistas
Búrigo, Elisabete Zardo; Peixoto, Fernando Augusto Braun (2018) [Artigo de periódico]O artigo apresenta registros comentados das falas de oito ex-alunas do Instituto de Educação General Flores da Cunha, de Porto Alegre, sobresuas memórias do Curso Normal e do início da docência no curso primário, entre os ... -
Uma aproximação pela escuta : o que contam seis alunos da Educação de Jovens e Adultos sobre o estudo da matemática na pandemia
Pedrotti, Treici Maiara (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho visa compreender por meio da escuta como seis alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de duas escolas das redes estadual e municipal de Porto Alegre vivenciaram o processo de ensino e aprendizagem da ... -
Aspectos relacionados aos diferentes significados de número racional presentes na Base Nacional Comum Curricular
Trindade, Stephanie da Silva; Búrigo, Elisabete Zardo (2021) [Trabalho completo publicado em evento] -
Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha : um estudo sobre o processo formativo de normalistas para ensinar matemática em tempos de pandemia
Rosa, Nícolas Giovani da (2022) [Dissertação]Esta pesquisa tem como objetivo estudar o processo formativo de alunas do Curso Normal do Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha para ensinar matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais ... -
A constituição de um grupo de estudos sobre frações com professores que ensinam matemática
Trindade, Stephanie da Silva (2021) [Dissertação]Este trabalho narra o processo de planejamento e as interações entre professores que ensinam Matemática, participantes de um curso de extensão sobre frações no Ensino Fundamental. Foram adotados pressupostos teóricos sobre ... -
O currículo escolar frente à base nacional comum curricular : um estudo com professores de matemática da rede municipal de ensino de São Leopoldo
Silva, Luiz Fernando da (2021) [Dissertação]Frente à exigência legal de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, a partir de 2020, a pesquisa buscou escutar professores, especificamente, quatro professoras que ensinam Matemática ... -
O currículo no cotidiano de uma turma da Educação de Jovens e Adultos
Coutinho, Marluce Albring; Búrigo, Elisabete Zardo (2021) [Trabalho completo publicado em evento] -
Curso de atualização sobre o ensino da matemática no jardim de infância (1982) : uma investigação inicial
Souza, Jenifer de; Kayser, Bárbara Cardoso; Búrigo, Elisabete Zardo (2020) [Trabalho completo publicado em evento] -
Desenhando um lugar para a História da Educação Matemática na ASPHE
Búrigo, Elisabete Zardo; Rios, Diogo Franco (2021) [Capítulo de livro] -
Um diário de classe : memórias de uma professora primária
Souza, Maria Gabriela Pires de (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]A história de vida de uma mulher carrega em si muitas vozes. Vozes que se tentou apagar. Mas, uma voz, um testemunho de vida, pode recuperar os acontecimentos de uma época. Estudar e escutar as vozes que foram silenciadas ... -
Didática da Matemática no curso normal : saberes para ensinar Matemática no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha em tempos de pandemia
Rosa, Nícolas Giovani da; Búrigo, Elisabete Zardo (2021) [Resumo publicado em evento] -
Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos
Coutinho, Marluce Albring; Búrigo, Elisabete Zardo (2021) [Artigo de periódico]Este texto apresenta e discute um episódio de negociação entre alunas e professora em uma sala de aula de educação de jovens e adultos, durante o estudo do algoritmo escolar da multiplicação. O episódio é analisado a partir ... -
Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio
Santos, Liliane Cristine Chaves; Búrigo, Elisabete Zardo (2022) [Artigo de periódico]O artigo apresenta adiscussão de uma questão de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM)com um grupo de alunos daterceirasériedo Ensino Médio de uma escola da rede pública. O episódio integra uma pesquisa qualitativa ... -
Ensino de matemática nas escolas normais primárias francesas, 1830-1848 : desafios sociais e culturais para a formação de professores primários
D’Enfert, Renaud; Búrigo, Elisabete Zardo (2019) [Artigo de periódico]No século XIX, o sistema educacional francês e o próprio ensino estavam organizados segundo as classes sociais às quais os alunos pertenciam: a escola primária constituía a escola do povo e o ensino secundário, a escola ... -
Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX
Hofstetter, Rita; Schneuwly, Bernard; Borer, Valérie Lussi (2021) [Capítulo de livro]Este artigo reconstitui e compara a história da formação profissional universitária de professores do ensino primário e secundário durante o século XX na Suíça, cotejando os desenvolvimentos nas áreas culturais germanófonas ... -
II Seminário práticas e saberes matemáticos nas escolas normais [anais]
Dalcin, Andréia; Alves, Antônio Maurício Medeiros; Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva; Rios, Diogo Franco; Búrigo, Elisabete Zardo; Pereira, Luiz Henrique Ferraz; Fonseca, Marcia Souza da; Fischer, Maria Cecilia Bueno; Montoito, Rafael; Seminário Práticas e Saberes Matemáticos nas Escolas Normais (2 : 2019 : Porto Alegre) (PPG-EMAT UFRGS, 2019) [Anais de evento] -
Uma investigação em história em educação matemática : memórias de uma professora dos anos iniciais
Vargas, Neemias Rodrigues de (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho foi produzido a partir de questões que surgem sobre a relação entre o aprender e o ensinar matemática, em diálogo com o estudo da História da Educação Matemática. Uma dessas questões surgiu em uma conversa ... -
Uma investigação sobre criticidade e empoderamento dos alunos via discussão de questões de matemática do ENEM
Santos, Liliane Cristine Chaves (2021) [Dissertação]Este trabalho apresenta uma investigação com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública de Porto Alegre, que foram convidados a discutir e resolver questões da prova de Matemática do Exame Nacional do ... -
I Seminário Nacional Práticas Escolares e Saberes Matemáticos nas Escolas Normais [Anais]
Dalcin, Andréia; Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva; Rios, Diogo Franco; Búrigo, Elisabete Zardo; Pereira, Luiz Henrique Ferraz; Fischer, Maria Cecilia Bueno; Seminário Nacional Práticas Escolares e Saberes Matemáticos nas Escolas Normais (1 : 2020 : Porto Alegre) (UFRGS, 2020) [Anais de evento]