Navegação por Autor "Burigo, Elisabete Zardo"
Resultados 1-20 de 79
-
Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária
Prochnow, Karine Zangalli Schiling (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente estudo teve como objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de ensino-aprendizagem do conjunto dos números racionais na forma fracionária. O trabalho é baseado em uma prática pedagógica realizada com ... -
Acervo escolar do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha
Souza, Jenifer de (2020) [Resumo publicado em evento] -
Álgebra no ensino fundamental : produzindo significados para as operações básicas com expressões algébricas
Bonadiman, Adriana (2007) [Dissertação]Nesta dissertação destacamos nossa preocupação com o ensino e aprendizagem da álgebra elementar, sempre muito presente em nossa prática docente. Nosso principal objetivo foi a elaboração, implementação e validação de uma ... -
Análise combinatória na educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino a partir da resolução de problemas
Fonseca, Jussara Aparecida da (2012) [Dissertação]O presente trabalho teve como objetivo analisar se uma estratégia de ensino baseada em situações-problema contribui para a aprendizagem da Análise Combinatória pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos. A sequência de ... -
Análise de desempenho dos alunos do PREI e do Cálculo
Oliveira, Fernando Rodrigues de (2010) [Resumo publicado em evento] -
Análises Comparativas de Provas do Cálculo Diferencial Com Provas do PREI da UFRGS
Oliveira, Fernando Rodrigues de; Búrigo, Elisabete Zardo; Doering, Luisa Rodríguez (2010) [Resumo publicado em evento] -
Apresentação do dossiê Saberes Matemáticos na Escola Primária do Rio Grande do Sul
Burigo, Elisabete Zardo (2015) [Artigo de periódico] -
Atividades para o desenvolvimento do pensamento algébrico no Ensino Fundamental
Braga, Bruno Bastos (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho apresenta uma investigação acerca do pensamento algébrico de alunos do Ensino Fundamental, através da experimentação de atividades que foram construídas com o intuito de auxiliar na compreensão de conceitos ... -
ATIVIDADES TERAPÊUTICAS DE CÁLCULO I - A
Baraldo, Bruno Pimentel Franceschi (2007) [Resumo publicado em evento] -
Atribuição, conflito e produção de significados na disciplina de Cálculo e Geometria Analítica I da UFRGS
Vargas, Regis Nunes (2006) [Resumo publicado em evento] -
Blocos lógicos no ensino de matemática : experiências de professores nos anos 1970
Dahm, Francine (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]O trabalho consiste em uma pesquisa sobre a utilização dos blocos lógicos no ensino de matemática. Tem como objetivos tratar sobre o uso, o desuso e as possíveis contribuições dos blocos lógicos, questionando os motivos ... -
Cadernos escolares e o ensino da Matemática nos anos 1950
Silva, Mayara Becker Oliveira da (2017) [Resumo publicado em evento] -
Cadernos escolares : problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950
Rosa, Nícolas Giovani da; Silva, Mayara Becker Oliveira da; Burigo, Elisabete Zardo (2017) [Artigo de periódico]Este artigo aborda problemas aritméticos encontrados em um caderno escolar do quarto ano do curso primário, dos anos de 1950. O caderno utilizado como fonte de pesquisa pertenceu a um estudante do Grupo Escolar Ramiz Galvão, ... -
Coleção de materiais manipuláveis do laboratório de matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha: registros fotográficos
Nunes, Mathias Teixeira (2023) [Resumo publicado em evento] -
Concepções de Estudantes sobre as Representações Gráficas de Funções de Duas Variáveis
Oliveira, Fernando Rodrigues de (2009) [Resumo publicado em evento] -
Construção de figuras tridimensionais a partir de representações planas : uma prática com alunos do ensino médio
Castro, Rebeca Ferreira da Costa de (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho apresenta uma investigação que teve como objetivo verificar se, e como, a construção de figuras tridimensionais a partir de figuras planas pode auxiliar os alunos a desenvolverem habilidades espaciais, assim ... -
Construindo o conceito de ângulo a partir da sua mobilização em diversos contextos e da utilização de materiais manipulativos
Rocha, Mariana Rodolfo (2017) [Dissertação]Esta dissertação apresenta uma experiência de abordagem do conceito de ângulo a partir de sua mobilização em diversos contextos, com a utilização de diferentes materiais manipulativos. O estudo foi desenvolvido com alunos ... -
A contextualização da porcentagem na educação de jovens e adultos (EJA) : uma experiência em sala de aula
Slongo, Marcelo Izidoro (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir o relato de uma atividade pedagógica envolvendo a contextualização no ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na maioria das ... -
Contribuições do acervo digital do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha
Souza, Jenifer de (2022) [Resumo publicado em evento] -
Curso de Atualização Sobre o Ensino da Matemática (1982): uma investigação inicial
Souza, Jenifer de (2019) [Resumo publicado em evento]