Navegação por Autor "Brangel, Larissa Moreira"
Resultados 1-12 de 12
-
Apresentação
Siqueira, Maity Simone Guerreiro; Brangel, Larissa Moreira (2021) [Texto de apresentação/encerramento] -
Identificação de metáforas em uma obra terminográfica : definição de critérios e análise de casos
Siqueira, Maity Simone Guerreiro; Oliveira, Ana Flávia Souto de; Hubert, Dalby Dienstbach; Almeida, Galeno Faé de; Brangel, Larissa Moreira (2007) [Artigo de periódico] -
Metaphor identification in a terminological dictionary
Oliveira, Ana Flávia Souto de; Hubert, Dalby Dienstbach; Siqueira, Maity Simone Guerreiro; Almeida, Galeno Faé de; Brangel, Larissa Moreira (2009) [Artigo de periódico]This paper aims at demonstrating that metaphor is not simply a literary device, but an integral part of everyday language. The Theory of Conceptual Metaphor suggests that our conceptual system is fundamentally metaphorical. ... -
Ocorrência de metáfora primária em uma obra terminográfica
Brangel, Larissa Moreira; Oliveira, Ana Flávia Souto de (2007) [Resumo publicado em evento] -
Palavras, mundo e significação : o léxico da pandemia sob uma perspectiva semântico-cognitiva
Brangel, Larissa Moreira; Oliveira, Ana Flávia Souto de (2022) [Artigo de periódico]O presente trabalho tem como objetivo analisar itens lexicais relacionados à pandemia do novo coronavírus a partir de uma perspectiva semântico-cognitiva. Os itens avaliados foram selecionados com base nos seguintes ... -
Parâmetros iniciais para a compilação de um corpus de textos para crianças
Sartori, Beatriz Nogueira (2022) [Resumo publicado em evento] -
A prática definitória dos dicionários e a concepção semântico-cognitiva de polissemia
Geeraerts, Dirk; Oliveira, Ana Flávia Souto de; Hubert, Dalby Dienstbach; Brangel, Larissa Moreira; Maciel, Anna Maria Becker (2009) [Artigo de periódico] -
Proposta teórico-metodológica para a geração de paráfrases explanatórias em dicionários voltados para crinaças : uma abordagem cognitiva
Brangel, Larissa Moreira (2016) [Tese]A inclusão dos dicionários escolares de língua portuguesa no Programa Nacional do Livro didático, no início dos anos 2000, alavancou consideravelmente o interesse por este tipo de obra no Brasil, tanto por parte de estudiosos ... -
A semântica de frames como modelo para a descrição da polissemia e da estrutura sintática dos verbos de movimento do inglês e do alemão na lexicografia computacional contrastiva
Boas, Hans C.; Brangel, Larissa Moreira; Oliveira, Ana Flávia Souto de; Hubert, Dalby Dienstbach; Bugueño Miranda, Félix Valentin (2012) [Artigo de periódico] -
Sobre a função de dicionários escolares voltados para o segundo ciclo do ensino fundamental
Brangel, Larissa Moreira; Bugueño Miranda, Félix Valentin (2014) [Artigo de periódico]De acordo com Bugueño-Miranda e Farias (2008, 2009), obras lexicográficas devem ser compiladas à luz de três axiomas: um enquadramento taxonômico, a definição de um perfil de usuário e o reconhecimento de uma função para ... -
Sobre a semântica cognitiva e suas possíveis contribuições para a geração de paráfrases explanatórias em dicionários de tipo 2
Brangel, Larissa Moreira; Bugueño Miranda, Félix Valentin (2013) [Artigo de periódico]O presente artigo lança bases para a discussão a respeito das possíveis contribuições da Semântica Cognitiva na geração de paráfrases explanatórias em dicionários de Tipo 2. Após uma análise da tipologia de dicionários ... -
O tratamento lexicográfico de vocábulos de cores na perspectiva da semântica cognitiva
Brangel, Larissa Moreira (2011) [Dissertação]As definições de cores encontradas nos dicionários semasiológicos do português estão passíveis a uma série de críticas. A análise dos verbetes de cores dos dicionários AuE (2004), HouE (2001), MiE (2001) e AnMS (1813) ...