• Adaptação automática de interface de acordo com características do usuário 

      Silveira, Sidnei Renato; Silveira, Andre Luis Marques da; Ribeiro, Vinicius Gadis; Bertolini, Cristiano; Almeida, Iara Carnevale de; Geller, Marlise; Parreira, Fábio José; Cunha, Guilherme Bernardino da (2020) [Artigo de periódico]
      O projeto de design de interface gráfica humano-computador demanda o conhecimento das características dos usuários. Uma interface pode ser mais eficaz para atender seus objetivos, caso se adapte, considerando as necessidades ...
    • Ambiente virtual para simular a condução de uma cadeira de rodas 

      Corrêa, Daniel Malgarin; Bertolini, Cristiano; Parreira, Fábio José; Silveira, Sidnei Renato; Ulbricht, Vania Ribas; Almeida, Iara Carnevale de; Geller, Marlise; Ribeiro, Vinicius Gadis (2020) [Artigo de periódico]
      Este artigo tem, por objetivo, o de apresentar a construção de um simulador virtual para condução de uma cadeira de rodas. Com o uso de tecnologias assistivas pretende-se alcançar um nível de acesso à mobilidade para pessoas ...
    • Aplicando a metodologia da sala de aula invertida no ensino remoto emergencial em meio à pandemia de COVID-19 

      Silveira, Sidnei Renato; Vit, Antonio Rodrigo Delepiane de; Bertolini, Cristiano; Parreira, Fábio José; Cunha, Guilherme Bernardino da; Bigolin, Nara Martini; Ribeiro, Vinicius Gadis (2021) [Capítulo de livro]
      Este capítulo apresenta um relato de experiências compreendendo a aplicação da metodologia ativa de aprendizagem da sala de aula invertida (flipped classroom). A sala de aula invertida foi utilizada na modalidade de ensino ...
    • Money Identifier : aplicativo identificador de cédulas para dispositivos móveis 

      Silveira, Carina; Bertolini, Cristiano; Parreira, Fábio José; Silveira, Sidnei Renato; Ulbricht, Vania Ribas; Almeida, Iara Carnevale de; Geller, Marlise; Ribeiro, Vinicius Gadis (2020) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta a proposta do Money Identifier, um aplicativo para uso em dispositivos móveis (tablets e smartphones), que visa a oportunizar a acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou visão reduzida, ...