Navegação Teses e Dissertações por Autor "Eizirik, Marisa Faermann"
Resultados 1-11 de 11
-
A ação do psicólogo na escola : desafios e contradições
Santos, Nair Iracema Silveira dos (1992) [Dissertação]Examina-se aqui a pratica do psicólogo na escola, suas contradições e desafios atuais, bem como as produções que sustenta a nível de saber, dos indivíduos e suas relações. Também procura-se identificar os movimentos ... -
O conceito de criança na pré-escola: gênero, poder e subjetividade
Maia, Denise da Silva (1993) [Dissertação]Resumo não disponível -
Conventos femininos : (re)formas de subjetivação (poderes, saberes e fazeres)
Avila, Everton Gonçalves de (1993) [Dissertação]Este estudo nasceu da preocupação em compreender como se dá a construção da subjetividade feminina no interior de um convento Analiso assim, as formas de preparação e interação daquelas que optaram em seguir a vida religiosa, ... -
A criação de si e os encontros amorosos no contemporâneo
Roos, Renata Amélia (2006) [Dissertação]É próprio do amor carregar as virtualidades que o renovam e transformam em cada dobra do tempo-espaço. Essas se atualizam, mas não se esgotam, continuando a provocar novos devires. A questão, aqui, é acompanhar alguns ... -
Dispositivo escolar e ensino de língua portuguesa
Briggmann, Arcanjo Pedro (2000) [Tese]O presente trabalho, buscando entender as razões pelas quais os alunos nutrem aversão Português, analisa a relação entre o dispositivo escolar e o ensino de Língua Portuguesa. Como base empírica elege três escolas - uma ... -
Dos saberes pessoais à visibilidade de uma pedagogia simbólica
Péres, Lúcia Maria Vaz (1999) [Tese]Este trabalho problematiza o Ser-professor, relacionando-o a questões relativas ao imaginário, ao símbolo, às representações e aos arquétipos - conceitos prioritariamente ancorados nas leituras do antropólogo Gilbert Durand ... -
Educação e conhecimento : derivas da diferença do nomadismo e da estrangeiridade em F. Nietzsche e M. Buber
Henz, Alexandre de Oliveira (1997) [Dissertação]Esta dissertação emerge de uma pesquisa que utiliza como ferramentas metodológicas o procedimento genealógico segundo F. Nietzsche, com o objetivo de perspectivar a obra central de M. Buber: "Eu e Tu". Nesta investigação ... -
Escola e modos de subjetivação : um estudo da passagem da quarta para a quinta série do ensino fundamental
Prati, Laíssa Eschiletti (2005) [Dissertação]Esse estudo investigou os modos de subjetivação que se articulam na passagem da quarta para a quinta série do Ensino Fundamental. Buscou compreender os acontecimentos nesse momento da vida escolar que interferem na ... -
Nietzsche e o ressentimento : um estudo em psicologia social
Trevisan, Juliano Fontana (2005) [Dissertação]A importância para a Psicologia Social no século XXI do estudo empreendido por Nietzsche sobre o ressentimento é teórica e metodológica. É teórica porque ele apresenta claramente o ressentimento como um sintoma social que ... -
Os trajetos do imaginário e a alfabetização de adultos
Comerlato, Denise Maria (1994) [Dissertação]o presente trabalho pretende dar uma contribuição ao pensar sobre a alfabetização de adultos, através do viés do Imaginário. Partindo das dificuldades apresentadas pelos educandos adultos em processo de alfabetização, e ... -
Tratar e educar : discursos médicos nas primeiras décadas do século XX
Stephanou, Maria (1999) [Tese]A investigação, inscrita no campo da Historia da Educação, problematiza a emergência da educação como terra e problema nas praticas discursivas da Medicina social das primeiras quatro décadas do século XX, especialmente ...