Mostrando ítems 1-14 de 14

    • Bildung enquanto formação estética no jovem Nietzsche 

      Cruz, Raimundo José Barros (2013) [Tesis]
      A pesquisa investiga o conceito de Bildung enquanto formação estética na filosofia do jovem Nietzsche tomando como objeto de investigação e interpretação específico a obra O nascimento da tragédia a partir do espírito da ...
    • Educação e exclusão : uma abordagem ancorada no pensamento de Karl Marx 

      Oliveira, Avelino da Rosa (2002) [Tesis]
      Este trabalho discute o conceito de exclusão social e suas implicações na educação, tomando como fundamento teórico o pensamento de Karl Marx. Seu objetivo é possibilitar embasamento conceitual sólido para as pesquisas no ...
    • Ensina-se a virtude? : conexões do Mênon de Platão com o ensino de valores na escola 

      Godoy Junior, Valdy José (2005) [Tesis de maestría]
      A questão da possibilidade ou não de se ensinar a virtude é um dos problemas mais antigos em ética. Mesmo que não surja de forma sempre explícita, já as epopéias homéricas tratam da questão. Platão, ao ocupar-se do tema, ...
    • Ética da alteridade e educação 

      Miranda, José Valdinei Albuquerque (2008) [Tesis]
      A presente tese tem como objetivo principal abordar a educação desde a perspec-tiva ética da alteridade em Emmanuel Levinas. Inicialmente mostra que a filosofia moder-na, ao instituir o “Eu” como a unidade integradora do ...
    • A ética na educação : uma perspectiva psicanalítica 

      Fürst, Rosane (2003) [Tesis de maestría]
      A ética na educação: uma perspectiva psicanalítica é uma pesquisa teórica que pretende constituir um espaço de discussão entre psicanálise e educação no que diz respeito ao campo da ética, apresentando o que estes campos ...
    • A experiência do 'tempo do agora', educação e reconhecimento social 

      Moura, Rosana Silva de (2007) [Tesis]
      A tese intitulada A experiência do "tempo do agora", educação e reconhecimento social é o resultado de uma investigação teórica acerca do problema do tempo na história e o reconhecimento do outro, no horizonte da relação ...
    • Infância e sujeito no contexto do pensamento pós-metafísico 

      Pereira, Vilmar Alves (2008) [Tesis]
      Esta tese apresenta uma discussão sobre infância e subjetividade moderna relacionada com a emergência do pensamento pós-metafísico. Apoiada em pensadores que delineiam os traços da modernidade, da subjetividade e da infância, ...
    • A invenção do sujeito ecológico : sentidos e trajetórias em educação ambiental 

      Carvalho, Isabel Cristina de Moura (2001) [Tesis]
      Este trabalho, desde uma perspectiva hermenêutica, tematiza os processos de produção de sentidos sobre o ambiental como um fenômeno que tem assumido a forma de um campo de relações sociais. O campo ambiental é pensado a ...
    • Mídia, racionalidade e formação : uma abordagem filosófica 

      Schubert, Claudio (2004) [Tesis]
      Esta pesquisa busca compreender o potencial de influência da mídia no processo formativo do ser humano na sociedade contemporânea. A abordagem é filosófica e, por isso, o enfoque priorizado na análise é o estudo da ...
    • Produção de sentidos e construção de conceitos na relação ensino/aprendizagem da matemática 

      Silveira, Marisa Rosâni Abreu da (2005) [Tesis]
      Esta tese tem o objetivo de mostrar que o sujeito aprendente, ao se deparar com um conceito matemático já construído por ele, pode, em outro contexto, atribuir-lhe novos sentidos e re-significá-lo. Para tanto, a investigação ...
    • Redescrição do mundo e educação 

      Fávero, Altair Alberto (2006) [Tesis]
      O presente trabalho examina os principais traços que caracterizam a idéia rortiana de compreender a educação como redescrição do mundo. O neopragmatismo de Rorty tem sido considerado uma das posições filosóficas que têm ...
    • Sentidos da função paterna na educação 

      Cabistani, Roséli Maria Olabarriaga (2007) [Tesis]
      Esta tese investiga os discursos atuais, presentes no campo da educação e da sociedade em geral, que denunciam, ao mesmo tempo que promovem, a “carência do pai” no exercício da autoridade e nos cuidados da prole.Tais ...
    • O sujeito da educação em um contexto pós-metafísico 

      Mendes, Vitor Hugo (2006) [Tesis]
      A tese O sujeito da educação em um contexto pós-metafísico repõe a problemática do sujeito da educação seguindo o fio condutor da reviravolta lingüística. Tendo em consideração a crise da razão (ocidental) e a crítica do ...
    • Sutis violências : a educação em tempos perturbados 

      Moura, Rosana Silva de (2002) [Tesis de maestría]
      Sutis violências: a educação em tempos perturbados é uma pesquisa teórica que pretende constituir um espaço de debate crítico em torno da temática indústria cultural, tendo em vista alguns efeitos produzidos por esta no ...